07 MAI 2015
Projeto Cavalo de Lata participará da Campanha do Agasalho
Proposta deverá ser avaliada e testada no município (Lucimara Silva)

Além da participação no recolhimento das doações para a Campanha do Agasalho, o carrinho elétrico será testado em alguns pontos de coleta

Da indignação de uma publicitária, ao ver os maus-tratos de animais sendo obrigados a carregarem cargas pesadas por longos trajetos, nasceu há três anos atrás, o projeto Cavalo de Lata. Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a idealizadora Ana Paula Knak, explanou o projeto para a prefeita municipal de Vera Cruz, Rosane Petry, acompanhada do engenheiro, Jason Duani Vargas, responsável pela execução e desenvolvimento do carrinho. Na próxima semana, o Cavalo de Lata estará em fase de testes em alguns pontos de coleta do município.

O protótipo objetiva substituir carroças na coleta seletiva de lixo nas ruas, acabando com a tração animal e desta forma otimiza o trabalho dos catadores. Além disso, o carrinho elétrico apresenta engenharia simples, sustentável e proporciona organização, segurança no trânsito e evita a proliferação de doenças através dos animais que geralmente não são vacinados. A reunião teve a participação de representantes dos departamentos de Meio Ambiente, Assistência Social e Trânsito e a proposta deverá ser avaliada.

Além disso, o Cavalo de Lata acompanhará a caravana de recolhimento da Campanha do Agasalho, nesse sábado, dia 9, a partir das 13h30. Para Ana Paula, será uma oportunidade de apresentar à comunidade uma alternativa eficiente e econômica. “Nossa missão é plantar a semente. O sonho de implantar o projeto nos municípios da região vai ao encontro da ideia de proteger os animais, beneficiar os catadores, organizar o trânsito e diminuir custos para o município”, declarou. Ela salienta ainda, que o projeto está caminhado por todo o Brasil e exterior, mas torce pela adesão dos munícipios mais próximos.

Conforme o engenheiro Vargas, o projeto contempla vários modelos de carrinhos e um deles chega a suportar 1,5 toneladas. O manuseio é simples e a manutenção barata. “Ele é facilmente carregado na luz, e consome R$ 0,06 por quilômetro rodado”, afirma. O coordenador do departamento de Meio Ambiente do município, Ricardo Konzen, mencionou que só no ano passado, foram gastos mais de R$ 1 milhão no sistema de coleta de lixo, transporte e destinação final e avaliou positivo o desenvolvimento do projeto.