28 MAI 2015
CDI Bibliotecas contempla Vera Cruz

A Biblioteca Pública Alberto Pasqualini de Vera Cruz foi selecionada entre 50 bibliotecas brasileiras pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e cumpriu o processo de inspeção técnica para receber o Programa CDI Bibliotecas. O projeto terá duração inicial de dois anos, com início previsto para agosto deste ano. A Biblioteca está habilitada para receber 10 computadores e treinamento estratégico, possibilitando que os profissionais que trabalham na unidade informacional possam integrar ideias e serviços inovadores. Além da biblioteca vera-cruzense, somente outras quatro unidades gaúchas foram contempladas para implantação do programa.

A prefeita Rosane Petry garantiu o suporte técnico e a infraestrutura necessários para firmar o convênio entre o CDI e a Alberto Pasqualini. O bibliotecário municipal Roberto Carlos Cardoso será o responsável pela operacionalização do programa em Vera Cruz, sendo acompanhado pela supervisão do comitê gestor. A gestora regional do CDI Escolas, Deocélia Albanus, coordenou a inspeção in loco no Centro Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Participaram o secretário de Cultura e Turismo, Toninho Woyciekoski, e a coordenadora de Cultura, Marli Silveira, juntamente com Ricardo Augusto Zinn, suporte em Tecnologia da Informação, e a auxiliar de Educação, Daisi Riss.

Disponibilizando espaço para realização de workshops, oferecendo cursos e oficinas que utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolvendo e utilizando mídias sociais, com potencial para o desenvolvimento de aplicativos que resolvam necessidades da comunidade, a Biblioteca Pública de Vera Cruz dá um salto qualitativo para ampliar o uso dos recursos informacionais disponíveis. Atualmente a Alberto Pasqualini reúne no acervo 15.750 itens de literatura brasileira e de outros países, além de livros didáticos, obras em braile, áudio livros, vídeos, revistas e jornais.

O Programa CDI Bibliotecas é patrocinado pela The Bill & Melinda Gates Foundation, com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), seguindo uma metodologia baseada nas propostas do educador brasileiro Paulo Freire, projetadas para capacitar os alunos como agentes de transformação nas suas comunidades. O CDI é uma organização social que usa a tecnologia para transformação social estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania.