01 JUL 2015
Vera Cruz prepara Conferência de Saúde

Evento acontece a fim de avaliar a propor diretrizes quanto à política de saúde no município, junto aos usuários e trabalhadores do SUS

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”, no próximo dia 8 de julho, acontece a V Conferência Municipal de Saúde em Vera Cruz. O evento será realizado nas dependências da Comunidade Evangélica e inicia às 8 horas. Neste contexto, se reunirão, de forma ampla, usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços na área e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.

O objetivo principal da ação, é apresentar as propostas para melhorias na saúde a partir de eixos temáticos sugestivos quanto aos determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento, direito à saúde, garantia de acesso, atenção de qualidade e participação social. Ainda serão levantadas propostas referentes à valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamentos e gestão do SUS, assim como inovações e reformas democráticas e populares do Estado. Haverá palestras com a secretária adjunta da Saúde e Meio Ambiente, Daniela Schneider e com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Thier.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. Para a secretária da pasta, Ana Hoff, a Conferência Municipal de Saúde é mais que um instrumento de gestão pública, mas, sobretudo, um instrumento concedido a população para avaliar e propôr diretrizes da política para o setor da saúde. “É importante que todos os usuários compareçam, opinem, proponham. Em união hoje, eles farão o SUS de amanhã”, declarou.