16 JUL 2015
Arca das Letras contempla mais quatro localidades

Acervo literário com cerca de 800 livros chegará as comunidades de Entre Rios, Alto Ferraz, Linha Henrique D’Ávila e Andréas

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, estará garantindo mais quatro Arcas das Letras para comunidades do interior de Vera Cruz. A Arca das Letras é um Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem por objetivo garantir bibliotecas rurais comunitárias no interior do Brasil, levando o livro e a leitura para as comunidades rurais, quilombolas, ribeirinhas, indígenas, entre outras.

Em 2014 a Secretaria da Cultura já havia garantido quatro Arcas para as comunidades de Entrada Ferraz, Linha Ferraz, Linha Tapera e Ponte Andréas, com apoio do Sinditabaco. Agora serão quatro novas bibliotecas rurais para as comunidades de Entre Rios, Alto Ferraz, Linha Henrique D'Ávila e Andréas, totalizando cerca de 800 livros, distribuídos igualmente por cada biblioteca e atendendo centenas de famílias e escolas que integram as comunidades referidas.

Além dos livros, cada biblioteca rural contará com agentes de leituras da própria comunidade que participarão de um curso para agente de leitura. Os agentes são os multiplicadores e fomentadores das Arcas, permitindo não apenas o acesso aos livros, como promover a biblioteca, interagindo com a comunidade. As Arcas ficarão nas escolas das comunidades, fato que viabiliza a todos o acesso aos livros, bem como qualifica o projeto na medida que as bibliotecas rurais incrementarão acervos já existentes.

“Levar o livro e promover a leitura no interior do município, ampliando o acesso das comunidades aos bens e serviços culturais é um compromisso vital para o desenvolvimento integral do Município, apoiando escolas, entidades e lideranças comunitárias em projetos e programas de leitura e desenvolvimento intelectual", frisa Marli Silveira, coordenadora de Cultura. O secretário de Cultura, Toninho Woyciekoski, destaca que o projeto está focado nos princípios da arte e do saber e realizando um conjunto de ações que visam o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos.