05 AGO 2015
Conferência constrói novas metas para o SUAS

8° Conferência Municipal de Assistência Social propõe diretrizes para o plano decenal dos serviços sociais no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, realizou nesta quarta-feira, dia 5, nas dependências da Associação do Bairro Arco Íris, a 8° Conferência Municipal da Assistência Social. Com o tema Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016, a conferência tem objetivo de formar um plano decenal para a política pública de Assistência Social, por meio de propostas e sugestões junto às equipes assessoras e profissionais da área e com a comunidade em geral.

Estiveram presentes no evento, a prefeita municipal Rosane Petry, o delegado regional do trabalho, Adilson Telles, o líder de governo, vereador Dalvo Wink, além do presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (COMAS), Átila Blesz e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt. O grupo de canto da terceira idade, da Associação Alegria de Viver, abrilhantou o evento com canções entoadas por cerca de 25 vozes.

Após as palestras ministradas pelas assessoras técnicas do Estado, Eunice Vicare e Luíza Knak, sobre os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram divididos grupos de discussões para a construção das propostas, baseados em subtemas. O primeiro tema abordou o enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios. O segundo tema norteou o pacto federativo e a consolidação do SUAS e o terceiro, o fortalecimento da participação e do controle Social para a gestão democrática.

A titular da pasta, Lucimeri Eisenhardt, em seu pronunciamento, mencionou as dificuldades e enfrentamentos do serviço de forma global, mas atribui o êxito do desenvolvimento do Sistema no município ao comprometimento dos profissionais e da construção junto à comunidade. “Que saibamos aproveitar oportunidades como essa, de decidirmos o futuro da política social no nosso município, visando o crescimento e a qualificação”, salientou. O evento que se entendeu até a tarde, encerrou com a apresentação das propostas e escolha dos delegados.