10 AGO 2015
Saúde recebe geladeira imunológica para armazenar vacinas

Equipamento de 300 litros, possui capacidade de conservação de até 72 horas

A Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Vera Cruz, recebeu por meio de recursos federias da Vigilância em Saúde uma câmera de conservação, também conhecida como geladeiras imunológicas para o armazenamento de vacinas. O equipamento de 300 litros, possui capacidade de conservação de até 72 horas e temperatura de 2 a 8 graus positivos, o que garante a preservação das vacinas em casos de quedas ou faltas prolongadas de energia.

A Secretaria já possuía duas geladeiras imunológicas, porém uma de 44 e outra de 48 horas de conservação. A nova compra irá permitir o armazenamento do estoque de vacinas de todo o município e desta forma, um dos equipamentos já existentes será remanejado para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso, a fim de otimizar os serviços no local, uma vez que o equipamento utilizado era uma geladeira comum.

A coordenadora do Departamento de Imunizações, Jaqueline Thier, salienta que o equipamento garante a segurança, tanto dos profissionais, quanto dos usuários. “Com base não verão do ano passado, nas altas de temperatura e falta de energia, não podemos expor em risco de perda o material de vacinação e, sobretudo, a saúde dos vera-cruzenses com aplicações duvidosas”, disse. O valor do recurso é de R$ 18,6 mil oriundos de verba federal do ano de 2014.