12 AGO 2015
Curso de jardinagem renova visual do CRAS
Ação social integrou crianças e adolescentes usuários do CRAS (Lucimara Silva)

Parceria com o Senar orientou usuários desde o plantio até as funções e conservação das plantas

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vera Cruz, promoveu nos dias 10, 11 e 12, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso de Jardinagem para 12 adolescentes. O curso de 24 horas, possibilitou aos participantes, o conhecimento sobre as partes das plantas, grupos e funções; seleção, distribuição e plantio de mudas que foram abordados pelo engenheiro agrônomo Marcelo Amaro Muller.

Além da teoria, na parte prática os adolescentes organizaram o jardim do CRAS, ornamentaram o local com flores, folhagens, pedras de rio e tocos de madeira. “Foram três dias muito produtivos e de amplo conhecimento e aprendizagem”, mencionou a coordenadora do CRAS, Angela Knod. Ela salienta que o envolvimento é uma forma de integrar os usuários além de firmar o compromisso com os cuidados com o meio ambiente e embelezamento das propriedades.

O Senar desenvolve ações de formação profissional e atividades de cunho social voltadas ao homem rural, com o intuito de contribuir com a sua profissionalização, integração na sociedade e qualidade de vida. A secretária de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt, ressalta que a jardinagem poderá ser aplicada, inclusive, como alternativa na geração de renda dos usuários. Além da parceria com a Prefeitura Municipal de Vera Cruz, a ação é desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul.