17 AGO 2015
Consulta Popular elege prioridades para Vera Cruz

Comunidade poderá votar em demandas para as áreas da saúde, educação básica, desenvolvimento rural e econômico

A votação da Consulta Popular será realizada em todo o Estado na próxima quarta-feira, dia 19. Em Vera Cruz, a votação ocorrerá na Prefeitura Municipal, Secretarias, pontos como a rodoviária, mercados, e pela internet. Haverá também, urnas fixas nas escolas e itinerantes, na zona rural, além do trabalho nas residências por meio das Agentes Comunitárias de Saúde. Os pontos de votação funcionarão entre às 7 e às 18 horas, podendo, à critério do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), - organizadores da votação -, ser ampliado até o limite de 23 horas.

A votação pela internet estará disponível ininterruptamente das 7 às 23h59 pelo site www.consultapopular.rs.gov.br. Para votar nas urnas presenciais é necessária a apresentação do título de eleitor ou da carteira de identidade. Na votação online é necessário o número do título de eleitor e desta forma os participantes deverão ter idade mínima de 16 anos. Poderão ser votadas demandas regionais das áreas de desenvolvimento econômico e rural, educação básica e saúde.

Conforme as reuniões promovidas pelo Comude, das principais demandas locais vistas como prioridade para a votação, a sugestão para os eleitores é a primeira opção, que garante recursos para equipamentos e mobiliários para escolas com até 500 alunos. Para a área da saúde, sugere-se a opção 3, para a aquisição de veículos leves, vans ou ambulâncias.

As demandas 7 e 9 garantem apoio à produção leiteira, à agricultura familiar, por meio de insumos agrícolas e equipamentos, e mobilização para a estruturação da governança. A prefeita Municipal Rosane Petry, salienta que é a hora da comunidade fazer o seu papel de cidadão. “Por meio da Consulta Popular, sempre fomos contemplados com recursos para melhorias nos setores públicos, bem como para o desenvolvimento do município e da população”, disse Rosane.