25 AGO 2015
Jantar alusivo aos 150 anos de Vila Teresa é neste sábado

Momento será marcado por homenagens e lembranças de pessoas que escreveram a história de Vila Teresa

No próximo sábado, dia 29, o Município de Vera Cruz realiza o jantar festivo em celebração aos 150 anos de Vila Teresa. As comemorações que iniciaram no dia 29 de agosto do ano passado, - ocasião em que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou a entrega do Monumento ao Imigrante restaurado –, vêm sendo desenvolvidas com ações culturais junto à Casa de Cultura e Museu Municipal. Além disso, a visitação ao Arquivo Histórico, Memorial do Apicultor e Museu da Biodiversidade são fundamentais para incrementar as ações alusivas à data.

Realizado pelo Rotary Club de Vera Cruz com apoio da Prefeitura Municipal, o jantar ocorre na Comunidade Católica Santa Teresa, às 19 horas. A noite será abrilhantada pela participação do Coral Municipal e pela encenação da peça Nos Tempos da Vovó, coordenada pelo professor Manfredo Brandt. O momento é culminante para homenagens e para lembrar fatos e pessoas que marcaram e escreveram os 150 da Vila. Os ingressos estão sendo comercializados em todas as Secretarias Municipais no valor de R$20,00 ou R$12,00 para crianças de 7 a 12 anos. Após o jantar haverá baile com o Grupo Alma Livre.

No Museu foram muitas as ações, envolvendo desde palestras sobre a diversidade humana e cultural, como visitações lincadas com aspectos da tradição cultural e artística local. Para a coordenadora de Cultura, Marli Silveira, as ações em celebração aos 150 anos de Vila Teresa, são oportunidades de rememorar através de fatos e pessoas a história do município. “Quanto mais dinâmicas as formas de acesso, mais condições teremos de preservar e compartilhar a nossas memórias”, enfatizou Marli.

Diante da relevância da data, este ano, o tema da 19° edição Feira do Livro, que será realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, também será em promoção ao aniversário de Vila Teresa, assim como o tema do Desfile Cívico, que será realizado no dia 6 de setembro, às 9 horas. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Antonio Woyciekoski, reitera o convite para o baile, à comunidade. “O momento é propício para respeitar as diferenças e reconhecer a importância de todos no processo histórico que nos trouxe até o momento presente”, destacou.

Homenagens

As homenagens prestadas na noite do dia 29, serão feitas aos ex-prefeitos, aos descendentes dos emancipacionistas e à descendência de Alphonse Mabilde. Conforme a Lei 021/2013, Mabilde é considerado o fundador de Vila Teresa, sendo a data de fundação, o dia 29 de agosto de 1865.