Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
28 AGO 2015
Projeto cultural leva crianças ao Museu
Alunos registram o que mais gostaram no Museu (Lucimara Silva)

Desenhando no Museu é voltado para a rede de Educação Infantil e incentiva visitação desde a infância de forma lúdica e atrativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz, iniciou no mês de agosto, o projeto Desenhando no Museu, direcionando à rede de Educação Infantil. O acervo histórico do município ganha forma e cor, através dos desenhos das crianças. A ação promove visitas ao local, a fim de incentivar a visitação e a vivência desde a infância. Desta forma, o projeto permite que as crianças visitem o Museu e após, em atividade prática e criativa, registrem o que viram e mais gostaram.

As visitas acontecem nas quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde e as escolas interessadas devem agendar os horários na própria Secretaria. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Antonio Woyciekoski, comenta que a atividade é uma forma de tornar a visitação participativa e dinâmica, imprimindo um motivo à mais para a visitação. “Nossa política patrimonial, não pode descuidar da educação histórica e por isso Cultura e Educação caminham lado a lado”, disse. O projeto promove o conhecimento do Arquivo Histórico, Memorial do Apicultor e Museu da Biodiversidade.

Participaram da ação as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Moacir Pereira e Pingo de Gente. Conforme a coordenadora de Cultura, Marli Silveira, as crianças devem reconhecer no Museu, um lugar dinâmico e atrativo, passando o mesmo, a fazer parte da vida cultural e educacional. “Acreditamos que quanto mais cedo as crianças têm acesso aos acervos e bens patrimoniais, mais cedo elas reconhecem a existência e a necessidade de preservação e perpetuidade”, destaca Marli. Os desenhos estão expostos no Museu e podem ser conhecidos por toda a comunidade.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024