02 SET 2015
Projeto inédito ilumina Praça e ruas da cidade

Sistema de geração e conversão de energia solar substitui lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. Tecnologia deve economizar 80%

No dia 11 de setembro, Vera Cruz realiza a cerimônia de inauguração do projeto histórico e inovador para o Município. Inédito no Rio Grande do Sul, o projeto consiste na implantação de sistema de geração e conversão de energia solar e substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. O município que já é referência no tratamento e qualidade de água, agora será também, referência em iluminação pública e o projeto já vem sendo estudado por diversos municípios. O ato acontece a partir das 19 horas na Praça José Bonifácio.

O sistema inovador de substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, será aplicado na Praça José Bonifácio e nas ruas que compõem o centro histórico do município. A implantação e a substituição das lâmpadas têm por objetivo principal alcançar a ecoeficiência no consumo e geração de energia, bem como a diminuição dos custos e melhoria do sistema a curto e longo prazo. O projeto foi desenvolvido com base no recurso de R$ 200 mil proveniente de uma cobrança indevida da AES Sul, sendo este investimento específico para aplicação em melhorias no sistema de iluminação pública.

O conjunto de quatro painéis solares com capacidade de geração de 195W cada, será responsável por gerar energia para aproximadamente 110 lâmpadas e suportará futura ampliação do sistema. Os serviços compreendem ainda a limpeza, substituição e instalação das luminárias no entorno da Praça José Bonifácio, ligadas a rede convencional e ao sistema de geração de energia e a execução dos serviços foi realizada pela empresa santa-cruzense, Gasima, vencedora da licitação.

Para a prefeita municipal, Rosane Petry (PP), dentre os principais fatores que caracterizam o projeto, o principal é a economia. “Diante do momento delicado em que vivemos, precisamos celebrar por mais essa conquista, que nos garante inovação, sustentabilidade e, sobretudo, economia”, declarou a líder do Executivo.  Rosane, mencionou ainda, que além de economizar, o sistema garante mais segurança para a Praça e seu entorno.

Economia

De acordo com a Engenheira Civil, responsável pelo projeto, Eliza Bischoff, o investimento no novo sistema de iluminação irá se pagar antes do tempo esperado. “O tempo estimado para o retorno do recurso em economia era de cinco anos. Com o aumento das taxas de energia, o sistema irá se pagar antes do previsto”, comenta. Eliza acrescenta que o projeto contempla um horizonte de 25 anos e que a nova tecnologia deve economizar no mínimo 80% comparado ao sistema convencional na rede de iluminação pública e 100% no sistema da Praça.

Fonte: Projeto inédito ilumina Praça e ruas da cidade