23 SET 2015
19° Feira do Livro resgata história de Vera Cruz

Com o tema, 150 anos de anos de Vila Teresa, evento literário inicia nesta quarta-feira, dia 23, na Praça José Bonifácio

Em sua 19° edição, Vera Cruz realiza o seu maior evento literário nesta quarta-feira, dia 23: a Feira do Livro. Durante quatro dias a Praça José Bonifácio será palco de livros e leitores de todas as idades, atrações artísticas, culturais e literárias. A cerimônia oficial de abertura, que inicia a partir das 8 horas, iniciará com a homenagem a patronesse Marina Barth, seguida da apresentação das peças teatrais Poetizando Aqui e Ali e Eu, Pessoa e os Outros Eus. O evento é uma promoção das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação e Sesc.

A coordenadora de Cultura do Município, Marli Silveira, entende que a leitura constrói o ser humano e alarga sua capacidade crítica nas concepções do mundo. Ela menciona a escolha do tema – 150 anos de Vila Teresa: identidade e diversidade – como uma forma de atrelar a cultura das letras com o resgate histórico da fundação do município. “É uma oportunidade de vivenciarmos o processo evolutivo da história de Vera Cruz, através da arte poética dos nossos estudantes”, declara Marli, ao mencionar o lançamento da Revista da Feira também no dia 23.

No ano passado, a Feira do Livro superou as expectativas, em relação aos anos anteriores e, a 18° edição literária, ultrapassou o público estimado em 6 mil visitantes. A diversidade da programação, atraiu milhares de pessoas à Praça José Bonifácio e interagiu com um público heterogêneo, por meio da literatura, música, teatro, contações de histórias e animação. Conforme o secretário municipal de Cultura e Turismo, Antonio Woyciekoski, o evento conta este ano, com a participação de 11 livreiros e a estimativa é superar o número de visitantes focando na diversidade das programações.

Na tarde desta quarta-feira, haverá animação com Alex Rigel e apresentação das peças teatrais o Homem que amava caixas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Muller e De todas as cores, da Emef São Francisco. À noite, a partir das 19h30, haverá bate-papo com o blogueiro e escritor Rafael Moreira e show musical com Diego Dettenborn. A Feira do Livro segue este ano até o próximo sábado, dia 26, com um dia a mais na tradicional programação para facilitar a visitação das escolas.

Patronesse

Escolhida à patronesse na 19° edição da Feira do Livro de Vera Cruz, Marina Amanda Barth é arqueóloga e historiadora. Assistente de Pesquisa no Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul, possui experiência principalmente nas áreas de arqueologia, história, patrimônio cultural, povoamento pré-colonial e histórico e educação patrimonial. Para ela, este ano é especial pois o tema é histórico. “Filhos, alunos, pais, professores e comunidade apresentam através da escrita, o resultado de sua história. A história de Vila Teresa escrita por quem produz” declarou.

Homenageado

Homenageado de 2015, Vilnei Duarte atuou em jornais, na criação e arte, diagramação e montagem e com a experiência adquirida em todas as áreas dos jornais, desde registros fotográficos, reportagens e comercialização, Duarte segue até hoje como colunista social e cronista. Para ele, quando acontecem as feiras, as pessoas sentem-se estimuladas a visitar e comprar algum exemplar e diante dessa ótica, ele defende a realização desses eventos culturais mais vezes ao ano. “O evento serve como um convite à leitura e em locais como a Praça José Bonifácio, à provocação é ainda maior”, finalizou.