25 SET 2015
Feira do Livro aposta em conteúdo jovem

Depois do fenômeno da internet, o evento literário recebe a blogueira e escritora Vanessa Martinelli, nesta sexta-feira

A noite de abertura da 19° Feira do Livro de Vera Cruz, nesta quarta-feira, dia 23, foi de tumulto e euforia com a presença do youtuber e escritor Rafael Moreira. O jovem de Campinas, hoje com 18 anos, iniciou o trabalho na internet aos 13 anos ao expor suas ideias e contar situações do seu cotidiano em um blog. Há cerca de dois anos, Rafael concilia a escrita no blog com a publicação de vídeos no Youtube e no decorrer da sua trajetória, conquistou milhares de fãs e seguidores e em Vera Cruz não foi diferente. A recepção calorosa dos estudantes possibilitou um momento descontraído e na sequência ocorreu a sessão de autógrafos que, segundo os livreiros, todos os exemplares foram vendidos.

Autor do livro Diário de um Adolescente Apaixonado, vendeu 50 mil cópias em apenas um mês após o lançamento. Segundo a publicação na edição da Revista Veja, 70% dos compradores, nunca haviam lido um livro na vida. A partir daí, Moreira iniciou um trabalho nas escolas a fim de promover o gosto pela leitura. “Temos milhares de ótimos autores no Brasil, mas é muito difícil um adolescente que não gosta de ler, iniciar com uma leitura de Machado de Assis, por exemplo. Dessa forma, leituras mais leves e descontraídas atraem o público jovem incentivando à leitura mais literária, posteriormente”, explica. Ele conta que tem mais dois livros para serem lançados.

Nessa ótica, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, resolveu apostar na nova geração de autores e influências na grande mídia, a fim de atrair ainda mais leitores. Na manhã desta sexta-feira, dia 25, a Feira do Livro recebe a blogueira e escritora Vanessa Martinelli. Ela é catarinense, neuropsicóloga, escritora e ilustradora. Autora de quatro livros juvenis, e vencedora do prêmio Saraiva de literatura na categoria juvenil. Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Antonio Rozenei Woycieoski, a recepção dos estudantes aos conteúdos da atualidade, é um fator determinante para a sucesso de mais uma edição da festa das letras.