Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
19 OUT 2015
Programa fornece medicamentos gratuitos em Vera Cruz

Remédios para hipertensão, diabetes e asma serão fornecidos nas farmácias credenciadas no Programa Federal Aqui tem Farmácia Popular

A Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, deixará de fornecer através da Farmácia Municipal e Unidades Básicas de Saúde, os medicamentos que estão presentes na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e são disponibilizados gratuitamente pelo Programa Federal Aqui Tem Farmácia Popular – Saúde Não tem Preço pela rede privada de farmácias e drogarias credenciadas. O programa tem a finalidade de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos.

Desta forma os medicamentos atenolol, captopril, propranolol, hidroclotiazida, losartana e enalapril, para hipertensão; glibenclamina e metformina para diabetes e salbultamol, ipratrópio e beclometasona para asma, deixarão de ser fornecidos pelos SUS e passarão a ser fornecidos pelas farmácias credenciadas no programa. Os demais medicamentos da Rede de Atenção Básica continuarão sendo fornecidos normalmente pela Farmácia Municipal e Unidades de Saúde com a apresentação de receita médica e apresentação do Cartão SUS.

Conforme o secretário da pasta, Fábio Jost, o benefício visa a busca por soluções e reenquadramento de recursos públicos mobilizados para a aquisição de medicamentos básicos pelo município. “Através de recursos próprios, excedemos, aproximadamente, três vezes o valor de contrapartida, o que soma cerca de R$ 150 mil”, explica. O farmacêutico e coordenador da Farmácia Municipal, Diego Moura reforça, que a economia gerada, será de aproximadamente R$ 60 mil e este valor será aplicado em melhorias das estruturas da Assistência Farmacêutica do município, como contratação de atendentes de farmácia, equipamentos e investimentos de novos medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos.

As farmácias e drogarias credenciadas em Vera Cruz são as Farmácias Agafarma, Popular, Schmitt, Confiança e Mais Econômica. As farmácias Bela Vista, Germânia, Fischer, Vera Cruz e Drogaria Mais Econômica também fazem parte do programa. Para ter acesso aos medicamentos gratuitamente o cidadão deverá apresentar o CPF e documento com foto, receita médica que deverá conter obrigatoriamente carimbo e assinatura do médico, não havendo necessidade de ser pelo Sistema Único de Saúde. A líder do Executivo menciona o programa como uma das soluções para as famílias que comprometem parte do orçamento em medicamentos indispensáveis.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024