22 OUT 2015
Compata e Mãos e Patas são contra Canil Municipal
Ações e campanhas buscam combater o abandono dos animais (Lucimara Silva)

Solução para os problemas de abandono e maus tratos de animais está na conscientização e educação da comunidade

Proteger os animais é o compromisso do Conselho Municipal de Proteção, Assistência e Tratamento de Animais (Compata) e da Associação Mãos e Patas de Vera Cruz. Após reuniões e estudos sobre as providências que deveriam ser tomadas para solucionar os casos de abandono e maus tratos de animais, em reunião no gabinete do Executivo na última semana, a presidente do Conselho, Luciane Beckencamp e a presidente do Compata, Marlise Iser, chegaram a um consenso de que a hipótese levantada, sobre a abertura de um canil municipal, não é a resolução ideal.

Conforme a líder de governo, Rosane Petry (PP), as ações necessárias para combater os problemas em relação ao número de animais nas ruas de Vera Cruz, sem os devidos cuidados, devem partir da conscientização e educação da própria comunidade. Rosane foi solidária e garantiu traçar metas pontuais juntamente com o Conselho e com a Associação. À exemplo da Campanha de Vacinação, realizada todos os anos, a prefeita municipal assumiu o compromisso de aumentar os recursos para essas campanhas e novas ações, para o ano que vem.

Para a presidente do Compata, Luciane Beckencamp, a criação de um canil, nas condições atuais, irá aumentar o número de abandonos. “Infelizmente as pessoas simplesmente desistem de manter o cuidado dos animais, e neste caso, ou os abandonam ou acham que a prefeitura ou órgãos competentes são obrigados a tomar a responsabilidade para si”, desabafa. Marlise Iser, presidente da Associação Mãos e Patas, comenta, que no decorrer desse processo, a participação efetiva das repartições municipais, foi fundamental nas operações de proteção aos animais, principalmente através da equipe de veterinária do município, coordenada pelo veterinário André Sant’Anna.

A comunidade pode ajudar com rações e, sobretudo, em valores. “Recebemos muitas doações de ração, entretanto, para a realização de cirurgias e tratamentos é necessária contribuição em valores”, acrescentou Marlise. A comunidade pode contribuir com a Associação através da Conta Mãos e Patas, Agência 1012, Conta 27823-8, Operação 013 na Caixa Federal. A líder do Executivo encerrou elogiando o empenho e comprometimento dos órgãos públicos, desenvolvido em prol dos animais.