06 NOV 2015
Cras realiza curso de Aproveitamento de Alimentos
Curso foi realizado em parceria com o Senar (Lucimara Silva)

Participantes aprenderam formas de obter melhor aproveitamento dos alimentos que contribuem com alimentação saudável

Receitas de dar água na boca preparadas com ingredientes que geralmente são descartados, envolveu um grupo de mulheres no curso de Aproveitamento Integral de Alimentos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/Cearca) em Vera Cruz. O curso oferecido às mulheres que utilizam o serviço, teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi ministrado pela instrutora da entidade Anides Krindges e contou com nove participantes.

Além de aprenderem o modo de como obter um melhor aproveitamento dos alimentos e compreenderem a importância dos produtos integrais, as participantes praticaram o preparo de receitas diferentes e com ingredientes inusitados, como o bolo de feijão, cuca de repolho, geleia de bergamota, pão de brócolis, de moranga e de beterraba, além de molho branco feito da casca do chuchu, bolo da casca de banana, entre outros. Para a coordenadora do Cras, Bruna Oliveira Zig, o curso objetiva, sobretudo, oferecer opções saborosas e que proporcionem a alimentação saudável.

Conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt, os cursos são uma grande oportunidade para as participantes aprenderem novas receitas e melhorarem a sua alimentação e de seus familiares. “Além do aprendizado oportunizado a cada uma, entende-se que o maior ganho vai ser verificado na família, que terá uma alimentação saudável, tanto em termos nutricionais como em opções de variedades”, conclui a secretária.

Além do conhecimento adquirido, as mulheres puderam compartilhar um momento de interação social com a degustação dos pratos preparados por elas, e, também receberam os livros de receitas, além dos certificados de conclusão do curso. Dejanira Nepomuceno de 60 anos que já comercializa alimentos, participa frequentemente dos cursos e oficinas oferecidas pelo CRAS. Ela encontrou no curso uma oportunidade de enriquecer os conhecimentos culinários e aprimorar as receitas.