Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
13 NOV 2015
Semana da Consciência Negra abre dia 16 em Vera Cruz

A culminância das atividades, ocorre no dia 18, às 8 horas, no Clube Vera Cruz com diversidade de atrações

Entre os dias 16 e 20 de novembro, as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo de Vera Cruz, realizam a Semana da Consciência Negra. A culminância das atividades, ocorre no dia 18, às 8 horas, no Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz com os alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal de educação. Todas as atividades realizadas nas escolas durante a semana, terão inicialmente uma introdução ressaltando o histórico afro-brasileiro, questões atuais de racismo e segregação contra a etnia.

No dia 18, haverá a apresentação da corte Mais Bela Negra e explanação sobre a cultura afrodescendente, ministrada pela professora Viviane Weschenfelder. Na sequência haverá apresentações de dança, música e ritmos afro das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Elemar Kroth e José Bonifácio, e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Vera Cruz. O público prestigiante poderá presenciar ainda, as apresentações de dança da Mais Bela Negra, Estefani Barros e do Mais Belo Negro do Rio Grande do Sul, Abner Roberto Pereira.

Além disso, haverá apresentações da escola de samba Embaixadores do Ritmo de Rio Pardo e de capoeira do Projeto Despertar da EMEF Jacob Blész. Durante toda a semana, as turmas assistirão os filmes da coleção “A cor da Cultura” e apresentarão trabalhos desenvolvidos em aula, as danças e músicas ensaiadas e os jogos confeccionados. Para a secretária municipal de Educação, Cristina Rabuske, educar é a única forma de conscientizar e promover à igualdade e respeito entre todos independentemente da cor, crença ou posição social.

Em relevância à data e a importância do desenvolvimento de questões sobre igualdade, as escolas desenvolverão temas como educação artística, na confecção de máscara de povos africanos para exposição, pesquisas e elaboração de cartazes, além de conversas sobre lendas, vocabulários e origens das palavras africanas. “Quando se fala em consciência negra, a cultura e a educação caminham lado a lado”, explica o secretário de Cultura, Antonio Woyciekoski. Ele recorda a última conquista da administração municipal em proporcionar pela primeira vez na história de Vera Cruz, trajes de soberanas para o trio Mais Bela Negra.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024