02 DEZ 2015
Vera Cruz inaugura Estação de Tratamento de Esgoto

Obra de R$ 1,2 milhão contempla moradores do Bairro Imigrante e Residencial Parque da Figueira. Evento contará com a participação do presidente nacional da Funasa

Após a inauguração de R$ 12 milhões de investimentos aplicados em tratamento e qualidade de água em Vera Cruz, o município dá outro passo importante em obras de saneamento básico. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), será inaugurada nesta sexta-feira, dia 4, às 16 horas. A obra foi realizada por meio do investimento de R$ 1,2 milhões oriundo da Fundação Nacional das Águas (Funasa) e contrapartida de R$ 38 mil do município.

Inicialmente, a ETE atingirá cerca de 15% da cidade e contempla cerca de 340 residências do Bairro Imigrante e do Residencial Parque da Figueira no Bairro Bom Jesus com o tratamento de esgoto efluente. A cerimônia inaugural é aberta para a comunidade em geral, sobretudo, para os moradores das localidades abrangentes, pois na oportunidade, será debatido o processo de ligação das residências para o início do funcionamento.

Conforme o coordenador da Estação de Tratamento de Água (ETA), Gilson Becker, na próxima semana será concluída a revisão da rede coletora. As primeiras ligações serão feitas por intermédio da adesão voluntária dos moradores junto ao Sistema Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto (Semae). Becker explica que na sequência será contratada uma empresa por processo licitatório para a realização do serviço em virtude de uma padronização do sistema. “Enquanto o Projeto Protetor das Águas faz o seu trabalho lá nas vertentes, - que será gerenciado pela prefeitura, inclusive – a gente se preocupa com a continuidade desse avanço”, sublinha Becker.

O evento contará com a presença de autoridades estaduais e federais, além da participação do presidente nacional da Funasa, Henrique Pires e do superintendente estadual Gustavo Mello. Para a prefeita municipal, Rosane Petry (PP), o saneamento básico é prioridade e mostra investimentos capazes de mudar a vida dos cidadãos. “­Esta obra vale muito mais que o valor investido, de R$ 1,2 milhão. O valor está na qualidade de vida, num futuro sustentável, na valorização do patrimônio ambiental – que é a casa de todos”, declarou a líder do Executivo.