16 DEZ 2015
Moradores já podem fazer ligações de esgoto

Após concluir a revisão da rede coletora de esgoto, ETE está apta para receber as ligações residenciais

Depois de inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto de Vera Cruz, foi concluída na última semana a revisão da rede coletora de esgoto cloacal. A edificação que foi construída junto ao Bairro Imigrante e loteamento Parque da Figueira com investimentos de R$ 1,2 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mais recursos municipais, já está apta para receber as ligações residenciais. As ligações em primeiro momento serão por adesão voluntária, onde os próprios moradores poderão executar a mão de obra, mediante comunicação ao Sistema Municipal de Água e Esgoto (Semae).

A rede abrange inicialmente 340 residências e 115 lotes – cerca de 15% da cidade -  sendo atendidos devido à localização geográfica. Conforme o coordenador da estação de Tratamento de Água (ETA), Gilson Becker, a rede deverá ser ampliada posteriormente para outros pontos da cidade, somando-se com as estações compactas dos loteamentos novos construídos nos últimos dez anos. O objetivo é atender as exigências da legislação e do Plano Municipal de Saneamento, que preveem o aumento percentual de esgoto tratado.

Becker explica que em segundo momento, será contratada uma empresa terceirizada, por processo de licitação, para efetuar as ligações que não tiverem sido realizadas. O custo será repassado aos moradores e poderá ser debitado nas contas mensais de água. O coordenador salienta ainda, que não haverá aumento na tarifa de cobrança de esgoto, permanecendo os 30% sobre a tarifa de água já cobrados atualmente. “O quanto antes as ligações forem feitas, de maneira mais efetiva o sistema de tratamento funcionará”, sublinha o coordenador.

O município protege as nascentes e mananciais hídricos através de parcerias no Programa Protetor das Águas e abastece mais de 95% da população com água tratada. As ampliações e investimentos de cerca de R$ 12 milhões projetam o abastecimento para os próximos 20 anos e agora aumenta a ação no tratamento de esgoto. “Vamos completar o ciclo de utilização dos recursos hídricos de modo sustentável e com preservação. A sustentabilidade na prática é isso: pensar no todo, na valorização do patrimônio ambiental e, sobretudo, nos valores sociais e humanos”, declarou a Prefeita Municipal, Rosane Petry.