Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
21 DEZ 2015
Vera Cruz intensifica ações de combate à dengue

Armadilhas são distribuídas na zona urbana a fim de facilitar a descoberta do mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz, está em constante alerta contra a dengue. O setor de Vigilância em Saúde, através dos Agentes de Combates às Endemias têm realizados visitas à campo em 24 pontos estratégicos, como cemitérios, floriculturas e borracharias que são passíveis ao criadouro do mosquito. Os riscos de transmissão da dengue aumentam no verão e o calor e as chuvas frequentes favorecem a reprodução do Aedes Aegypti. O mosquito também é responsável pela transmissão da chikungunya e pelo zica vírus.

As ações contam com a orientação das Agentes Comunitárias de Saúde pois têm acesso à todas as residências. Além da fiscalização nos pontos estratégicos, 23 armadilhas (pneu com água parada), foram distribuídas na zona urbana. As armadilhas facilitam a descoberta do mosquito, por meio do monitoramento semanal das larvas encontradas na água, uma vez que o ciclo de desenvolvimento do mosquito é de sete dias. Em caso de depósito de larva, o material é coletado para a identificação da espécie. Conforme os agentes, Jorne Petry e Diulli Müller, ainda não foi encontrado focos do Aedes Aegypti.

Além das visitas técnicas, as abordagens também são realizadas por meio de denúncias. Em caso de risco, os proprietários são notificados e têm de 15 a 30 dias para providenciar a limpeza dos locais. Caso contrário, recebem auto de infração pelo veterinário da pasta. A coordenadora do setor epidemiológico, Jaqueline Thier, explica que independente de casos de dengue, o município é constante na realização de ações de combate à dengue durante o ano inteiro. “O nosso papel epidemio, é manter informadas, todas as Unidades Básicas de Saúde, sobre a coleta de exames, tratamento, identificação dos sintomas. Estamos sempre alerta”, explica.

Para tomar medidas preventivas e impedir a chegada da doença a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue. A orientação é que todos os moradores se conscientizem quanto à limpeza de pátios, piscinas, acúmulo de lixo, tonéis ou barris destapados. “Estamos fazendo a nossa parte. Mas cabe à comunidade se conscientizar. No momento em que um indivíduo não se responsabiliza, toda uma localidade pode estar em risco”, reforça o secretário municipal de Saúde Fábio Jost.

Levantamento de Índice

Conforme o Agente de Combate às Endemias, Jorne Petry, em janeiro, o departamento iniciará com a ação de Levantamento de Índice (LI). Consiste na abordagem de duas a cada 10 residências que serão visitadas aleatoriamente para a fiscalização. “É importante que os moradores nos recebam em suas residências. O trabalho é realizado apenas no pátio e é de suma importância e decisivo no combate ao mosquito”, orienta. Os agentes estarão identificados com crachá e colete da ação.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024