24 FEV 2016
Cursos profissionalizantes integram usuários do CRAS

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Senar disponibilizou cursos de Informática e de Processamento de Frutas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, está realizando durante essa semana, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cursos profissionalizantes para os usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A parceria disponibilizou aos usuários do serviço, (pessoas em situação de vulnerabilidade social) o curso de Informática Básica e de Processamento de Frutas. Na tarde desta quarta-feira, 24, os alunos ainda participaram da palestra sobre uso de agroquímicos e exposição solar.

O curso de informática tem a carga horária de 32 horas, distribuídas em quatro dias. Ministrado pela professora Denise Tornquist, é realizado em parceria com Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul na disponibilização dos notebooks. Aposentado, Ari Dante de Oliveira de 63 anos, não tinha noção nenhuma de informática.

“Nunca é tarde para aprendermos coisas novas”,

disse, entusiasmado com o andamento da terceira aula. Ele e mais nove alunos aprendem sobre manuseio do teclado, mouse, editor de texto, planilha eletrônica, além de noções básicas de internet.

Já a aula de Processamento de Frutas tem a duração de 24 horas e trabalha a aproveitamento de frutas da época e as transforma em subprodutos de vida longa e seguras para o consumo. Conforme a instrutora do Senar, Lourdes Sotielli, o principal objetivo, é que a partir do aprendizado, as alunas apliquem a prática ao dia-a-dia e melhorem o consumo da família. Além de tornar a alimentação mais saudável, também pode servir como geração de renda extra.

Entre as delícias confeccionadas pelas alunas estão as frutas cristalizadas, geleias de laranja, uva, abacaxi com hortelã, compotas doces e até bala de banana. A secretária de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt, salientou a importância do curso. “A parceira com o Senar tem transformado vidas. Não somente pela integração, mas pela inclusão social, valorização de pessoas e troca de saberes. É gratificante conferir os resultados”, declarou. Lucimeri mencionou ainda que os cursos têm sido uma oportunidade de profissionalização, uma vez que o Governo Federal não liberou mais verbas para a realização dos cursos do Pronatec.