26 FEV 2016
Saúde fará horário especial para coletas de pré-câncer

Posto Central estará aberto até as 19 horas nos dias 8, 9 e 10 de março. Ação é alusiva ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz irá ampliar o horário de funcionamento nos dias 8, 9 e 10 de março. A ação é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 e vai ao encontro de facilitar a realização de exames de pré-câncer, exame clínicos de mamas e solicitações de mamografia. Desta forma, os atendimentos serão das 16h30 às 19 horas no Posto de Saúde Central e as coletas de pré-câncer devem ser agendadas previamente.

Este trabalho já ocorreu nos anos anteriores e visa ampliar o acesso àquelas mulheres trabalhadoras que em função dos seus horários de trabalho serem os mesmos de funcionamento dos postos de saúde, têm dificuldades para realizar a coleta. O exame serve para detectar o câncer de colo do útero ou alterações das células que possam desenvolver a enfermidade. A enfermeira Larissa Ponsi reforça não serão realizados atendimentos de outra natureza. “O procedimento enfoca apenas a saúde de mama’, explica.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Jost, alerta para a importância do exame. “O objetivo dessa ação é promover a conscientização da prevenção de doenças que podem ser evitadas com a coleta e sobretudo, oportunizar igualmente a todas as mulheres da comunidade a realizarem o pré-câncer”, afirma o secretário.