06 ABR 2016
Município realiza avaliação nutricional em Emeis

Ação tem como proposta identificar, através da verificação de peso e estatura, o estado nutricional de cerca de 650 crianças do município

As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Vera Cruz, realizam durante o mês de abril, a avaliação do estado nutricional de crianças matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) do município. Nesta quarta-feira, pela tarde, os trabalhos foram realizados na Emei Raio de Luz, no bairro Leopoldina. A avaliação foi executada pela nutricionista da Saúde, Samia Nassere e pela nutricionista da Educação, Mariele Neumann Baccaro.

Conforme as nutricionistas, a proposta é identificar, através da verificação de peso e estatura, o estado nutricional das crianças para subsidiar a elaboração do cardápio escolar diário, permitindo uma alimentação adequada para o perfil estudado. Além disto, os dados encontrados servem de base para a elaboração de ações em Saúde, visando melhora do estado nutricional das crianças vera-cruzenses. A avaliação só é feita mediante a autorização dos pais ou responsáveis e na sequência é lançada no Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan) que concede o diagnóstico entre baixo peso, normal, sobrepeso, obesidade e/ ou baixa altura para a idade.

Na sequência, o diagnóstico é repassado para as escolas que são responsáveis por repassar aos pais os resultados encontrados individualmente, bem como orientá-los sobre os próximos procedimentos, caso a avaliação nutricional esteja alterada. As nutricionistas explicam que a avaliação encontrada de uma criança pode resultar em baixa altura para a idade, por exemplo, entretanto a avaliação nutricional não tem acesso ao histórico da família, que pode apresentar pais de baixa estatura ou prematuridade da criança, o que explicaria então o diagnóstico. "Em casos como estes, é importante a regularidade de visitas a um médico pediatra para um melhor acompanhamento", salientou.

A ação já foi realizada nas Emeis Sabor de Alegria e Dionéia e até o dia 18, todas as instituições de ensino infantil deverão ser avaliadas, somando cerca de 650 crianças do município. Conforme a secretária municipal de Educação, Cristina Rabuske, a finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.