Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
13 ABR 2016
Prefeitura renova convênio com a EFA

Escola Família Agrícola capacita jovens do campo com formação em Técnicos em Agricultura

O Município de Vera Cruz prorrogou o convênio com a Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), através da Escola Técnica Família Agrícola (EFA). A parceria que acontece desde 2012, repassa mensalmente R$ 3 mil para auxiliar jovens vera-cruzenses na escola, através de um processo educacional para a juventude do campo. Na manhã desta quarta-feira, dia 13, a prefeita municipal, Rosane Petry, esteve no local, juntamente com a secretária de Educação, Cristina Rabuske, a fim de firmar o acordo por mais um ano.

A EFA utiliza como metodologia a Pedagogia da Alternância, possibilitando ao jovem manter o vínculo com a família e a comunidade, visto que os alunos permanecem uma semana na escola e outra junto à propriedade de sua família. A Escola Família Agrícola trabalha em um ambiente educativo diferenciado, de modo que a experiência vivida em grupo contribui com a realidade de cada jovem. “Este é um processo de formação que abre novos horizontes e amplia o conhecimento dos jovens do campo. Nosso objetivo não é impedir a vinda do jovem do campo para a cidade, mas sim oferecer qualidade de vida no meio rural”, salientou a líder do Executivo.

Atualmente, estão matriculados os educandos Moisés Severo, Natália da Silva, Sabrina Jost, Sofia Schroeder, Andrieli Nery, Rodrigo Priebe, Tayná Moura e Lucas Dias, representantes das Linhas Andréas, Fundinho, Ferraz, Tapera, Floresta, Henrique D’Àvila e Rincão da Serra. Ao todo, 18 alunos vera-cruzenses já concluíram o curso. Ao final da formação os alunos recebem o certificado de conclusão do Ensino Médio, com formação para atuarem como Técnicos em Agricultura. São três anos de estudos na EFA, além do período de estágio.

As escolas municipais de Vera Cruz, recebem orientações e desenvolvem ações de incentivo a agricultura. A secretária de Educação, Cristina Rabuske, mencionou a produção das hortas escolares nas instituições do meio rural e outras parcerias com programas que desenvolvem projetos no meio agrícola como o Projeto Despertar e Crescer Legal. “Na escola, os alunos são incentivados desde cedo a conhecerem suas propriedades e auxiliarem a família no desenvolvimento da agricultura. A parceria com a EFA qualifica esse vínculo”, declarou Cristina.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024