19 ABR 2016
Ação cultural destaca o Dia do Índio nas escolas

Exibição de curtas aborda a realidade do índio no Brasil com foco na memória, história e território indígena

A Biblioteca Pública Municipal Alberto Pasqualini está promovendo mais uma ação motivando a reflexão entre estudantes da rede pública municipal. Desta vez, as ações abordam a realidade do índio na sociedade brasileira, com foco na memória, história e território indígena, considerando as comemorações do Dia do Índio, nesta terça-feira, 19. A ação cultural é uma parceria entre a as Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação.

A proposta é trabalhar com interferências nas escolas, utilizando apresentações de filmes de curta duração com abordagens sobre a história dos índios no Brasil, a intromissão urbana no território indígena e o uso de tecnologias em rede para dignificar estas realidades. Conforme o bibliotecário Roberto Carlos Cardoso, responsável pelas abordagens, são utilizados os curtas de animação Os Indígenas: Raízes do Brasil”, com 8 min, Pajerama, com 9 min e Indígenas Digitais, um documentário, de 26 min.

O trabalho iniciou no dia 15, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész. As sessões ainda serão realizadas no dia 19, nas escolas Walter Dreyer, em Ferraz, no turno da manhã e na Elemar Kroth, à tarde. Na manhã do dia 20, os filmes serão exibidos escola na José Bonifácio e à tarde na João Carlos Rech. No dia 26 os alunos da José Pedro Pauli assistem aos filmes e dia 27, é a vez dos alunos das escolas São Francisco e Frederico Hannemann.