22 ABR 2016
Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda

Meta é imunizar 80% do público-alvo estimado em mais de 7,3 mil pessoas. Campanha se estende até o dia 20 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira dia 25 de abril e se estende até o dia 20 de maio em Vera Cruz. Com o intuito de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde estima a imunização de 80% da população de risco estimada em mais de 7,3 mil pessoas. O público-alvo da campanha são os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com bebê recém-nascido de até 45 dias, trabalhadores da área da saúde e doentes crônicos com receita médica.

A vacina estará disponível na sala de vacina do Espaço Mamãe Criança, para, crianças, gestantes e puérperas e no Posto de Saúde Central para os demais grupos. As vacinas também serão oferecidas em todos os postos de saúde da cidade e do interior, inclusive, nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Conforme a coordenadora do setor de imunizações, Jaqueline Thier, a vacina é capaz de proteger contra os três tipos de influenza, A H1N1, A H3N2 e influenza B que apresentam maior potencial de complicações e que estão em circulação no país. É importante que as pessoas levem a carteira de vacinação.

Visando atingir o maior número de pessoas, a coordenação da secretaria promoverá no dia 30 de abril o Dia D. Na ocasião estarão abertos todos os pontos de vacinação das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Jaqueline enfatiza que o objetivo do dia D é facilitar a vacina aos trabalhadores, crianças e pessoas que necessitam de acompanhamento, além de manter os baixos índices de suspeita do vírus no município, conforme as campanhas anteriores. A Influenza é uma doença respiratória de origem viral, sendo um problema de saúde pública no Brasil podendo levar a complicações graves.

Para a secretária municipal de Saúde, Daniela Schneider, além da divulgação da campanha, a pasta utiliza outros métodos para manter a comunidade protegida do vírus. “Durante o período da campanha, realizamos vacinas em festas da terceira idade e nos encontros semanais de idosos focando na prevenção”, comenta. Ela lembra que os idosos acamados, podem solicitar vacinação à domicílio por agendamento junto à Secretaria. A titular da pasta lembra que a gripe é de fácil transmissão e que medidas simples podem ajudar na prevenção como higienizar sempre as mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com corrimãos, bancos, maçanetas – superfícies potencialmente contaminadas -, entre outros hábitos saudáveis.