11 MAI 2016
Espaço Mamãe Criança presta mais de 400 atendimentos mensais

Espaço completará quatro anos em junho e realiza mais de 400 consultas ao mês, além de vacinas e procedimentos

Com a média de 350 consultas pediátricas ao mês e 70 atendimentos obstétricos, além da implantação de grupos de orientação médica, o Espaço Mamãe Criança completa em junho quatro anos de atividades. A estrutura pública inaugurada em 2012 foi pensada com o propósito de prestar um atendimento humanizado e especializado com uma proposta inovadora e incentivando assim a prevenção e minimizando riscos, para melhor acolher sua população de gestantes e crianças. Com núcleo de cuidados para 40 gestantes, em encontros mensais, o Espaço ainda propicia consultas agendadas para crianças em situação de risco e com problemas respiratórios.

Tendo em vista o leque de dúvidas de mulheres grávidas durante a gestação, o quadro multidisciplinar da área da saúde implantou o grupo orientativo de gestantes onde são debatidos diferentes temas. São abordados nestes encontros assuntos acerca da gestação como alterações fisiológicas na gestação e desenvolvimento fetal, autoestima, amamentação, sinais e tipos de parto, alimentação na gestação e no período pós-parto e cuidados com o recém-nascido. “Nosso é objetivo é orientá-las e fazer com que este trabalho reflita em práticas saudáveis”, disse a enfermeira responsável pelo Centro, Bianca Ghignatti.

Com a política de que gestantes não precisam retirar ficha e crianças fiquem o mínimo de tempo possível na espera, a estrutura investe na contratação de profissionais para suprir toda demanda. O centro médico possui 12 profissionais, sendo estes, três médicos pediatras, dois obstetras, quatro técnicos em enfermagem, nutricionista, enfermeiro e recepcionista. A prefeita Rosane Petry (PP) enxerga a inovação como uma das principais ações do primeiro mandato tendo em vista o investimento feito na qualidade de vida das pessoas. “Quando injetamos recursos na promoção da saúde, valorizamos a vida de cada cidadão”, ressalta. Rosane ainda lembra que aproximadamente 26% do orçamento da municipalidade é destinado à saúde, embora a legislação exija o repasse de 15%.

Primeira Infância Melhor

O Espaço Mamãe Criança conta ainda com o programa Primeira Infância Melhor. Integrado à Secretaria Municipal de Saúde, as ações são executadas em parceria com as pastas de Desenvolvimento Social e de Educação. O programa é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Se desenvolve através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente pelas visitadoras do PIM, a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O objetivo é o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. Conforme a secretária municipal de Saúde, Daniela Schneider, o PIM está sendo reestruturado a fim de otimizar a atenção dada às famílias cadastradas buscando o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais dos pacientes.