18 MAI 2016
Vera Cruz conscientiza para a redução de acidentes no trânsito

Em relevância ao Movimento Maio Amarelo, ações irão orientar e educar motoristas e pedestres

Excesso de velocidade aliado à mistura entre bebida e direção, é apenas um dos fatores que segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), mais causa acidentes de trânsito com morte. Para tentar evitar esse tipo de tragédia e conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro, a Prefeitura Municipal de Vera Cruz, através do Departamento de Trânsito em parceria com o Programa Trânsito Vida vêm realizando uma série de ações a fim de minimizar os acidentes, e sobretudo, educar motoristas e pedestres. A culminância das atividades acontece na próxima sexta-feira, dia 20, em que diversos parceiros se unirão para um pit stop em frente à Praça José Bonifácio em relevância ao movimento Maio Amarelo.

Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, motoristas e pedestres serão abordados com finalidade de receber orientação quanto os deveres no trânsito. Haverá cinco estações com verificação específica para motociclistas, verificação das carteiras de habilitação, orientações quanto à importância dos equipamentos de controle de velocidade e exposição de equipamentos. Além disso, os motoristas poderão verificar a regularidade da parte elétrica e estado de conservação dos pneus, e, ainda, uma feira de saúde com verificação de pressão, entre outros procedimentos, a fim de enfatizar a importância dos cuidados com a saúde do condutor de um veículo.

O coordenador do Trânsito Vida, Antonio César Alves, explica que a ação é especificamente de orientação e conscientização e não de fiscalização. Ele lembra que haverá a Oficina de Trânsito com jogos, atividades lúdicas e palestras para crianças no interior da Praça José Bonifácio em parceria com a Secretaria de Educação. Das 9h às 11h30, estudantes a partir do 6° ano, bem como a comunidade em geral, poderão assistir à simulação de um acidente, que será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Aderindo à causa mundial, são parceiros das ações desenvolvidas no município o Programa Trânsito Vida, Prefeitura Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de empresas como a Kopp Tecnologia, CFC Machado de Vera Cruz, Óticas Diniz, Júlio Surdinas Center, Santa Ciclismo, Faccin Bicicletas.Com, Ciclovia Yamaha, Marcinho Auto Elétrica e Multi Pneus.