11 OUT 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

XI FESTIVAL CANTA VERA CRUZ

Regulamento

O XI Festival Canta Vera Cruz acontecerá no dia 18 de novembro de 2016 , no Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz e seu início será às 19h.

PARTICIPAÇÃO

O Festival Canta Vera Cruz é dirigido a cantores amadores e profissionais do município de Vera Cruz e região.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do dia 11 de outubro a 4 de novembro de 2016, podendo ser prorrogado até o dia 11 de novembro, caso não atingir o número mínimo de quatro (4) inscrições em cada categoria.

Caso exceda o número de dez (10) inscritos nas categorias Juvenil, Adulto e Profissional; e seis (6) inscritos na categoria Bandas, os candidatos passarão por uma pré-seleção, numa espécie de audição, que poderá ser apresentada de forma acústica ou à capela de uma música à escolha do candidato, não sendo necessariamente a música do dia do evento.

A audição se necessário, será no dia 16 de novembro a partir das 19 horas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e será avaliada por jurados do certame, sendo os critérios, os mesmos utilizados para a noite do evento (afinação, interpretação e ritmo)

No ato da inscrição, o candidato deverá informar a música que irá interpretar e entregar uma cópia da letra da mesma. Os canditados que utilizarem o playback deverão trazer, além da letra, uma cópia do playback, com exceção das Bandas que farão o próprio acompanhamento.

Os Candidatos poderão fazer um ensaio no dia do Festival, 18 de novembro, no Clube Vera Cruz, das 16hs às 18hs.

Obs: Candidatos inscritos poderão ficar fora de futuras inscrições caso não compareçam na noite do Festival. Futuras inscrições dependerão de justificativas devidamente comprovadas.

Os candidatos interessados inscrever-se-ão em uma das categorias:

1) Juvenil (10 até 17 anos);

2) Adulto (acima dos 18 anos) nas seguintes modalidades:

a) Intérprete

b) Banda

3) Profissional (exclusiva para vocal solo ou dupla)

4) *Destaque instrumental

MÚSICAS

Cada cantor/cantora ou banda poderá apresentar apenas uma música.

A música do Festival deverá ser conhecida do público, ou seja, deverá ter sido gravada/interpretada por cantor/cantora ou banda nacional ou internacional.

Os gêneros musicais a serem interpretados nas categorias Juvenil e Profissional são livres e na categoria Adulto deve seguir a modalidade de inscrição.

Cada música poderá ser interpretada/cantada por um cantor, mas poderá ter acompanhamento vocal de até três pessoas (estas não poderão participar de outra apresentação).

Cada cantor/cantora, ou banda interpretará uma música diferente, ou seja, a mesma música não poderá ser interpretada duas vezes, o critério de escolha será pela ordem de inscrição.

SONORIZAÇÃO

Assim como em edições anteriores, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo colocará a disposição de todos os candidatos sonorização que possibilite a conexão de instrumento próprio, bem como para a execução do playback. No uso de playback, em hipótese alguma poderá figurar outra gravação que não instrumental, ou seja, vozes de cantores, cantor, etc. No caso deste item serinfringido, a apresentação será desqualificada.

* No caso das apresentações das Bandas, será exigido que a mudança de instrumentos, troca de palco, ocorra em 5 minutos, com tolerância de mais 3 minutos e saída de palco de 3 minutos.

PONTUAÇÃO e QUESITOS A SEREM AVALIADOS

A comissão julgadora será formada por profissionais da área da música e analisará os seguintes quesitos, valendo cada um de 5 a 10 pontos:

Afinação; Interpretação; Ritmo.

Para a categoria Bandas, será acrescido o quesito Harmonia.

Em caso de empate será avaliado o quesito de instalação e saída de palco.

ORDEM DAS APRESENTAÇÕES

As apresentações acontecerão na seguinte ordem: Juvenil, Adulto Intérprete e Adulto Banda. A categoria Profissional encerra a noite de apresentações.

Em cada categoria, apresentar-se-ão os candidatos por ordem alfabética.

PREMIAÇÃO

Só haverá premiação se tiver, no mínimo, 4 (quatro) inscritos em cada categoria.

O melhor intérprete juveniil receberá R$ 300,00;

Melhor interperte adulto R$ 400,00;

Melhor banda R$ 400,00;

Melhor profissional R$ 500,00.

Melhor destaque instrumental R$ 300,00.

Em caso de empate a premiação será dividida entre os vencedores de suas categorias.