09 JAN 2017
Samu de Vera Cruz recebe ambulância nova
Foto Noticia Principal Grande
Samu de Vera Cruz entrou no critério de tempo de uso para receber nova ambulância (Josiléri Linke Cidade)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Vera Cruz conta com uma nova e moderna ambulância. A entrega do veículo foi realizada no fim da manhã desta segunda-feira, durante a primeira visita do presidente da República, Michel Temer, ao Estado. Ele participou da cerimônia de renovação da frota de ambulâncias do Samu, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, acompanhado dos Ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Casa Civil, Eliseu Padilha. A solenidade ainda contou com o governador do Estado, José Ivo Sartori.

Nesta leva, o Governo Federal repassou 340 ambulâncias para 257 municípios brasileiros. Destas, 136 foram utilizadas durantes os Jogos Olímpicos Rio 2016. O Rio Grande do Sul foi o segundo Estado que mais recebeu ambulâncias: 61 ao todo. Um dos critérios utilizados para a escolha dos municípios contemplados foi o tempo de uso das ambulâncias, substituindo as que têm mais de cinco anos.

A unidade repassada pelo Ministério da Saúde é equipada com oxímetro de pulso, ventilador artificial eletrônico, cardioversor de transporte adulto e pediátrico, entre outros equipamentos. Conforme o prefeito Guido Hoff, a ambulância vem em um momento oportuno, em que a Secretaria da Saúde precisa de reforço. “Conquista da comunidade, intermediada pela sempre atenta enfermeira Daniela Schneider, que credenciou o município a receber essa ambulância”, destaca Hoff.

Já a titular da Saúde, Eliana Giehl, revela que a ambulância utilizada até então pelo Samu, vai ser remanejada para os atendimentos de referência na região. “Vamos usar esse veículo para transportar nossos pacientes até Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Santa Cruz, de acordo com a necessidade”, salienta a secretária. Ainda acompanhou a entrega o Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, e o motorista Carlos Alberto Kroetz, representando a equipe do Samu.