02 FEV 2017
Educação encaminha cerca de 150 vagas nas EMEIS
Foto Noticia Principal Grande
SMED organizou atendimento escalonado e eliminou espera dos pais (Josiléri Linke Cidade)

Zerar a lista de inscritos. Este o objetivo da Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz. Na terça-feira, 31 de janeiro, foram atendidos os inscritos para os níveis A (dois anos), B (3 anos) e C (quatro anos) das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIS. Nessa quinta-feira, 02 de fevereiro, os cadastrados para vagas no berçário A (crianças até um ano) compareceram na secretaria e amanhã é a vez dos inscritos para o berçário B (até dois anos) que serão recebidos para confirmar ou assinar a desistência da vaga.

Conforme o secretário Cláudio Stoeckel, a pasta se organizou para atender de forma ágil e rápida os inscritos. “Todos os pais ou responsáveis foram contatados por telefone. Dessa foram, praticamente não tivemos tempo de espera”, friza. A partir de agora os pais ou responsáveis têm 15 dias efetuar a matrícula na escola designada. As atividades nas escolinhas iniciaram nesta quinta. Ao todo são mais de 700 crianças que retornam ou entram na educação infantil da rede municipal.

Uma das contempladas com vaga é a diarista Raquel Lima. Ela esteve na SMED na manhã desta quinta-feira para confirmar a vaga da filha Emanuelle, de 9 meses. A menina, que antes ficava com a avó materna, agora vai para a EMEI Sabor de Alegria, no Bairro Cipriano de Oliveira. “Eu estava tentando desde o nascimento dela. É um alívio conseguir essa vaga. Tenho certeza de que ela vai ser bem cuidada”, salienta Raquel.

Já na terça e quarta-feira da semana que vem, dias 7 e 8 de fevereiro, ocorrem novas inscrições. Aqueles que desejarem cadastrar crianças entre zero a cinco anos em uma das seis escolinhas públicas ou nas duas particulares, com as quais o município tem convênio, devem ir até na Câmara de Vereadores, entre 7h30 e 11h30 e das 13 às 17 horas. O cadastro ocorre por ordem de chegada. “Queremos em março ter um levantamento completo da real necessidade de vagas. A ideia é estudar remodelações ou ampliações para atender essa nova demanda por vagas nas EMEIS”, projeta Stoeckel.

Quem perder as datas poderá fazer a inscrição nos próximos meses. Toda segunda quinta-feira do mês a SMED vai receber novos cadastros para as EMEIS. A intenção é evitar as longas filas de inscrição, bem como acompanhar a necessidade de vagas na educação infantil. As novas listas de inscrições serão publicadas no site www.veracruz-rs.gov.br e no quadro de atos, no prédio da prefeitura, três dias úteis após as datas de cadastramento.