10 FEV 2017
Municipal de Bocha tem data para começar

Oito equipes estão confirmadas para o Campeonato Municipal de Bocha 2017 de Vera Cruz. E o número pode chegar a dez, o que representa a mobilização de até 190 atletas apaixonados pela prática. Em encontro com dirigentes de equipes organizadas na última quinta-feira, 9 de fevereiro, a Administração Municipal definiu o início da competição: 12 de março. Pela primeira vez, regulamento e formato serão construídos com quem entende do assunto, os próprios bochófilos. “O protagonismo não é de quem organiza, mas de quem participa. É necessário, portanto, aprimorar o Campeonato pela visão de quem conhece o jogo”, afirma o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Lucas Dalfrancis.

Nesta edição, cada time receberá um novo terno de bochas em contrapartida pela participação no certame. “Trata-se de valorizar um esporte vital para a boa convivência, que difunde valores como o respeito e a amizade”, resumiu o prefeito Guido Hoff. O evento desportivo de 2017 será organizado pela Prefeitura e pela Liga Independente de Bocha a fim de democratizar decisões e tornar a promoção mais atrativa. Na próxima semana, bochófilos estarão reunidos para editar o regulamento da disputa e as fichas de inscrição serão liberadas a partir de quinta-feira, 16 de fevereiro.

Na visão do secretário Lucas Dalfrancis é preciso dar voz ao movimento. “As canchas de bocha têm uma história de mobilização rica, de cultura familiar, forma novos atletas e difunde valores como a cumplicidade e o espírito de equipe. Por isso, é preciso a valorização necessária para que o esporte cresça”, disse. As semifinais e finais da partida terão brinquedos infláveis viabilizados pela municipalidade por entender que o jogo do bem é programação para família e integra o calendário esportivo da cidade.

Em formato itinerante, obrigatoriamente, os enfrentamentos do Campeonato ocorrerão em todas as canchas participantes. Além do diálogo entre comunidades, a promoção possibilita a movimentação econômica dos pequenos empreendedores, proprietários de bares e armazéns. Estima-se que a competição dure de três e quatro meses, e cada time poderá inscrever 16 jogadores, pois a disputa será entre duplas.