16 FEV 2017
Vera Cruz Verão finaliza atividades
Foto Noticia Principal Grande
Número de participantes nos ginásios superou expectativas (Josiléri Linke Cidade)

A semana é despedidas. As atividades esportivas e recreativas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação nos ginásios de Vera Cruz, durante as férias escolares, acabaram nesta quarta-feira. Foi o último dia de jogos no Ginásio Segefredo Werner, o Guidão. Desde o começo da tarde, dezenas de crianças aguardavam pela vez de colocar o time em quadra. De poucos em poucos minutos a coordenadora das atividades, Susana Soder, era questionada: “Profe? Hoje é o último dia do projeto?” Quando respondia positivamente, era surpreendida por um sonoro “Ahhh!”

“Esse ano a procura foi muito grande. Só no Guidão foram cerca de 60 crianças por dia”, relata Susana, que programou atividades para dois dias da semana, mas acabou ampliando para quatro. “Só não fizemos todos os dias em razão de os nossos três monitores estarem em outros ginásios”, esclarece. A expectativa inicial era de que 200 crianças participassem das atividades nos quatro ginásios (Guidão, Poliesportivo, Escola Hannemann e Vila Triângulo), mas esse triplicou. O projeto iniciou em 16 de janeiro e os jogos eram realizados sempre das 13h30 às 16h30.

Susana conta que pretende ampliar ainda mais o projeto no próximo ano. A ideia é abrir para crianças a partir dos 6 anos de idade, além de estender o horário e talvez até o período de atividades. “Eles nos pedem para seguir com o projeto também durante às aulas, pois muitos não têm atividades no contra turno. Para essas crianças isso é muito importante, pois além de promover o desenvolvimento psicomotor e a qualidade de vida, eles fazem novas amizades”, avalia a coordenadora.

Vinícius Barcelos, 13 anos, é um dos frequentadores do projeto. Habilidoso no futebol, o garoto participa todos os anos das atividades. Ele conta que sonha em jogar profissionalmente e tem o apoio dos pais e dos professores. “O projeto é muito legal. A gente encontra os amigos da escola e também faz novas amizades aqui”, completa Vinícius.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte também encerrou hoje as sessões infantis de cinema. Conforme o titular da pasta, Lucas Dalfrancis, a intenção é construir uma agenda pedagógica, em conjunto com os diretores de escola, para melhorar a utilização do espaço público. O projeto Vera Cruz Verão ainda tem programadas duas etapas do circuito esportivo. Neste domingo, dia 19 de fevereiro, acontece a segunda etapa, na Área de Lazer Kist, em Linha Andréas. A última etapa está agendada para 12 de março, no Futepoll, em Rincão da Serra.