10 MAR 2017
Decreto abre despesa mensal com diárias

Todo quinto dia útil do mês, a Prefeitura de Vera Cruz publicará, de forma direta e clara, os gastos em diárias. A informação apresentará o nome do servidor público, o valor recebido e o motivo da viagem que originou a despesa. Esmiuçada e disposta na página principal do site da municipalidade (www.veracruz-rs.gov.br), a inovação facilita a fiscalização popular e clareia o dia a dia da vida funcional do quadro do Executivo, incluindo o prefeito, vice, secretários, cargos em comissão, conselheiros municipais e servidores cedidos ao município.

A decisão do prefeito Guido Hoff se tornou decreto assinado nesta sexta-feira, durante reunião com o secretariado. “Diária não é renda para ninguém. É o pagamento de uma despesa justificada, que é revertida para o bem público. Transparência, justiça e verdade são pilares do nosso governo. O que a prefeitura faz, o cidadão precisa saber. Por isso, facilitamos a democratização e o acesso a informação não só no discurso, mas na prática”, explica.

Para o chefe do Executivo, “a linguagem contábil e burocrática dificulta o caminho até para a imprensa, imagine para o cidadão”. Com a medida, um relatório de fácil compreensão para a população, também vai ser publicado no quadro de atos oficiais da Prefeitura. Até então, para ter acesso a essas informações era preciso acessar o site, clicar no link “Diárias” e escolher opções em diversos campos para a busca. “A Prefeitura não vai esperar que o munícipe cobre pela informação. Mensalmente e com dia definido vamos fazer valer esse direito”, defende o chefe do Executivo.

Ao assinar o decreto, Hoff detalhou o percentual gasto pelas secretarias nos dois primeiros meses de governo (veja abaixo). Conforme o balanço, quase 80% das diárias são pagas pela Secretaria de Saúde. São motoristas e servidores que transportam e acompanham cerca de 1.500 pacientes todos os meses para procedimentos especializados e atendimentos de referência em Porto Alegre, Canoas, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Lajeado, entre outras cidades.

DESPESAS COM DIÁRIAS JANEIRO E FEVEREIRO 2017
Secretaria da Saúde                      28.728,00      79,77%