13 MAR 2017
População do interior é vacinada contra febre amarela

Casos recentes de febre amarela em Minas Gerais e São Paulo fizeram o Ministério da Saúde rever as coberturas vacinais dos municípios. O levantamento considera as doses aplicadas entre os anos de 2007 a 2016. A meta é imunizar 100% da população a partir dos nove meses de vida. Vera Cruz tem indicação para vacinar contra a doença desde 2009. No entanto, a cobertura atinge 82,53% da população do município. Como a transmissão do vírus se dá na forma silvestre, em áreas de mata, a Secretaria Municipal da Saúde, vem monitorando a cobertura na zona rural do município.

Para ampliar o número de pessoas protegidas da febre amarela em Vera Cruz, os agentes comunitários de saúde estão verificando as carteiras de vacinação. “Pedimos aos moradores do interior do município que facilitem o trabalho dos agentes comunitários. Procurem com antecedência e deixem a mão as carteiras”, requer a coordenadora do setor de imunizações, enfermeira Jaqueline Thier Müller.

Aqueles que não estiverem com a carteira em dia, serão encaminhados às salas de vacinação. No Posto de Saúde Central, a imunização é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras. O atendimento leva em conta a quantidade de 10 doses e a duração da vacina depois do frasco aberto. Na Estratégia de Saúde da Família de Vila Progresso, a aplicação ocorre nas quartas e na ESF do bairro Arco-Íris às sextas-feiras.

O Rio Grande do Sul não registra casos de febre amarela em humanos desde o ano passado, mesmo assim a orientação é vacinar a população rural. Os moradores da área urbana também podem se proteger contra a doença, mas não haverá busca de moradores não imunizados pelos agentes comunitários de saúde. “Não há motivo para pânico. É uma medida para imunizar as pessoas que ainda não fizeram vacina”, resume a secretária da pasta, Eliana Giehl.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social