05 ABR 2017
Turma do Orelha aviva a Páscoa de Vera Cruz

Arte e reflexão. Essa é a proposta da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte para a celebração de Páscoa de Vera Cruz. A pasta criou um espetáculo mambembe que une música, dança, mensagens de esperança e de fé e vai percorrer diversos pontos do município. Além do Coelho da Páscoa, personagens vivos como brigadeiros, doceiras, soldados de chumbo e ajudantes integrarão a Turma do Orelha.

Há uma semana os artistas locais têm participado de ensaios, após audição de talentos promovida pela Secretaria. Os bailarinos são vera-cruzenses instruídos pelo coreógrafo Junior Soares. “São 15 pessoas, a maioria gincaneiros, talentosos que estavam esperando uma oportunidade para serem polidos e engajados nesse movimento cultural”, explica o secretário Lucas Dalfrancis.

“Antes, algumas escolas tinham a possibilidade de prestigiar a Páscoa na Praça. Agora, levaremos a Páscoa para dentro de todas as escolas. A peça Turma do Orelha alcançará um público estimado de duas mil pessoas. A oferta da cultura precisa estar onde as pessoas estão”, acrescenta Dalfrancis. A intervenção artística, que dura em torno de 30 minutos, também visitará casas geriátricas e crianças em situação de vulnerabilidade, além de passear pelas ruas do Centro e abraçar o comércio.

Além disso, está sendo criado no coração da cidade um universo convidativo de cenouras gigantes, ovos de chocolate e coelhos de vários formatos e cores. A morada do anfitrião da Páscoa promete servir de chamarisco para crianças e famílias visitarem a Praça José Bonifácio. A Toca do Orelha abre oficialmente nesta quinta-feira, 6 de abril, a partir das 18h30. Após, a casa ficará aberta das 17h às 21h nos dias da semana, incluindo o feriado, exceto na segunda-feira, quando a Toca não abre. Sábado, das 14h às 21h; e no domingo, das 16h às 21h.

Nas tardes e noites haverá palco livre de apresentações de teatro, música e dança. Grupos e intérpretes da comunidade prometem fazer bonito na ação que valoriza os potenciais da cidade. A programação se estende até o próximo dia 15. “A Páscoa precisa ser colorida, viva, despertar o espírito inventivo das crianças. A cada ano o município reforça a tradição de valorizar suas datas festivas, mas este ano colocaremos a Páscoa ainda mais perto das famílias”, garante Lucas.

DECORAÇÃO – Recém contratado, o artista plástico Fernando Garibaldi, em tempo recorde de uma semana, tirou os coelhos da toca. O prédio da Prefeitura, a Caixa D’Água e a Praça José Bonifácio são os pontos que receberam decoração temática. Percebe-se nos adornos peças com isopor, ferro e materiais reciclados. De estilo próprio, o artista aposta em grandes modelos que ofereçam melhor visual global para os projetos. A intenção da municipalidade é tornar Vera Cruz uma referência na região no que tange a decoração em datas comemorativas, o que servirá de atrativo para os turistas.

PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA

> 16h30: Desafio de Chula com peões do CTG Candeeiro da Amizade
> 17h às 18h: Marília Bittencourt
> Brinquedos infláveis