Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
17 JUL 2017
Capacitação de merendeiras elege prato para lanche escolar

A edição 2017 da capacitação do Programa Nacional de Alimentação Escolar vem com uma proposta diferente. Na onda dos reality shows de culinária, foi instituído o PNAE Chef 2017. O concurso culinário em nível municipal consiste em uma disputa entre manipuladores de alimentos de escolas municipais de educação infantil – EMEIs e de ensino fundamental – EMEFs. Vera Cruz, Rio Pardo, Gramado Xavier, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Sinimbu, Mato Leitão e Herveiras organizam disputas internas e já pensam e um evento regional.

Conforme a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação – SMED, de Vera Cruz, Caroline Ortolan, o setor de alimentação escolar da Prefeitura de Vera Cruz foi o grande incentivador da ideia “A proposta surgiu em uma conversa informal dentro do setor. A partir disso, foram realizados contatos com outras nutricionistas da região, marcando encontros mensais, desde março deste ano”, relembra.

O primeiro município a efetivar o concurso é Vera Cruz. A disputa ocorre no dia 21 de julho, com abertura às 9 horas, na Câmara de Vereadores. Autoridades dos municípios participantes foram convidadas a prestigiar o evento. Três nutricionistas, de Gramado Xavier, Sinimbu e Pantano Grande, compõem a banca examinadora de Vera Cruz. Elas vão eleger o melhor prato entre as EMEIs e outra iguaria entre as EMEFs. Os pratos escolhidos, vão compor um lanche da tarde do cardápio de 2018. Serão avaliados cinco critérios: valor nutricional, frequência de alimentos in natura, aparência da preparação, sabor da preparação e boas práticas do manipulador. O resultado do concurso sai no mesmo dia.

A intenção dos municípios envolvidos é valorizar os profissionais responsáveis pela manipulação da alimentação escolar, despertar a autonomia do manipulador de alimentos, fomentar a agricultura familiar, realizar a troca de experiências entre nutricionistas, além de organizar evento regional que sirva de referência para outros municípios.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024