18 ABR 2017
Deputados Federais recebem demandas para 2018

As propostas prioritárias de Vera Cruz para o recebimento de emendas parlamentares em 2018 já estão em Brasília. O prefeito Guido Hoff aproveitou o penúltimo encontro do ano da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco – Amprotabaco, na manhã de quarta-feira (16), para revisitar gabinetes de ministérios e deputados. O chefe do Executivo se antecipou em relação a previsão dos valores disponíveis para o ano que vem, que só deve ser repassada aos parlamentares em outubro.

No primeiro compromisso, estava na pauta a preocupação com o julgamento do Supremo Tribunal Federal que pode acabar com os aditivos de sabor e aroma nos cigarros. A apreciação acabou adiada para a próxima semana e o setor se mantém apreensivo com a perspectiva de aprovação. Ainda foram apresentados os resultados da última safra de tabaco no país e os encaminhamentos para a Conferência das Partes, a COP 8, em Genebra, na Suíça. "Além disso, segue chamando a atenção o mercado ilegal de cigarros no Brasil. Para se ter uma ideia, o contrabando alcança 78% da comercialização na Bahia", repudia o prefeito.

Enquanto 2018 não chega, Hoff comemora as boas notícias de 2017. Em visita a Deputada Federal Yeda Crusius (PSDB), o prefeito confirmou o recebimento da emenda de R$ 600 mil para complementação do asfaltamento da Nestor Frederico Henn. A verba do projeto, encaminhado na última ida a capital federal, será pago em novembro deste ano. Os Deputados Heitor Schuch (PSB), Sérgio Moraes (PTB) e Jerônimo Goergen (PP) também foram visitados para entrega de propostas para o próximo ano.

Entre os ministérios, a visita mais proveitosa foi à Saúde. Na Funasa   o chefe do Executivo encaminhou projeto elaborado pelo técnico do município para substituição dos canos de fibrocimento da adutora que liga a Fonte dos Dhiel, em Dona Josefa, a Estação de Tratamento de Água – ETA, nos altos da Rua Júlio Wild, no Centro. Conforme Hoff, a rede tem mais de 30 anos e a troca é importante para o futuro do abastecimento de Vera Cruz. "É um trabalho de formiguinha. Vamos acompanhar de perto a tramitação desse projeto cujo investimento ultrapassa os R$ 3,7 milhões", explica o prefeito.

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Guido Hoff protocolou proposta para construção de dois pavilhões de exposição para as agroindústrias na Feira da Produção. O investimento é de R$ 490 mil e a obra de 1,2 mil m² ficará no Parque de Eventos. O chefe do Executivo ainda encaminhou pedido para aquisição de equipamentos para agricultura familiar, através da Coopervec, e pressionou pela aquisição de uma van e pela reforma do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, propostas também levadas na viagem passada. O mesmo ocorreu no Ministério do Turismo, com a proposta de revitalização do caminhódromo.

Nos Esportes, o prefeito pediu o agendamento de audiência com o Ministro Leonardo Picciani para finalizar a tramitação do projeto para construção do ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Pauli, no Bairro Imigrante. No Ministério da Educação, Hoff visitou o FNDE para acompanhar o andamento das solicitações de reformas de escolas e ampliações de creches.a