21 AGO 2017
Saúde reabre Sala de Vacinas em Linha Henrique D’Ávila

A semana começou com uma excelente notícia para os moradores de Linha Henrique D’Ávila e das localidades próximas. A Secretaria de Saúde de Vera Cruz aproveitou o início da Semana de Vacinação do Adolescente, nesta segunda-feira (21), para reabrir a sala de vacinas no posto de saúde da comunidade. O espaço passou por readequações na estrutura, além da aquisição de equipamento de refrigeração, para voltar a funcionar.

Na manhã de hoje, o prefeito Guido Hoff, o vice Alcindo Iser, a secretária Eliana Giehl, servidores da pasta, agentes comunitários e comunidade participaram de um ato simbólico de reabertura. Conforme a responsável pelo setor de imunizações, enfermeira Jaqueline Thier Müller, a reabertura facilita o acesso de crianças, adolescentes e adultos moradores das localidades próximas.

O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira. Nas segundas-feiras fica disponível a vacina da febre amarela e nas quintas-feiras a tríplice viral. Isso ocorre porque os frascos são multidoses e depois de aberto a validade do medicamento é curta. A vacina BCG, para recém-nascidos, continua disponível somente no Espaço Mamãe Criança nas quartas-feiras das 9h às 15h. Para se vacinar é necessário apresentar o cartão SUS e a carteira de vacinas.

O mesmo, cartão SUS e carteira, vale para os jovens entre dez e 19 anos. Até sexta-feira (25), o Ministério da Saúde intensifica o Programa Nacional de Imunizações. Os adolescentes devem procurar os postos de saúde para revisar a carteira de vacinação. O atendimento ocorre nas salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família do Bairro Arco-Íris e de Vila Progresso, no Espaço Mamãe Criança ou na Unidade Básica de Saúde de Linha Henrique D'Ávila.