Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
23 AGO 2017
Piscicultores vera-cruzenses querem abastecer merenda escolar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater RS/Ascar orientam os piscicultores de Vera Cruz a fornecerem peixe para a merenda escolar da rede municipal. O encontro para tratar do assunto foi realizado na segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores. Cerca de 20 produtores participaram da reunião que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Mártin Nyland, da nutricionista da Secretaria de Educação, Caroline Ortolan, do técnico agrícola da Emater, Edimar Segatto, do agrônomo da secretaria, Luiz Fernando Gerhard e do técnico da piscicultura Águas do Vale, de Mato Leitão, Vandir Luís Leonhardt.

O objetivo do encontro foi planejar a atividade da piscicultura no município e acolher sugestões dos criadores para melhorar a atividade. Entre os assuntos abordados está a abertura de novos mercados e a inclusão do peixe na merenda escolar como um todo. Hoje somente as Escolas Municipais de Educação Infantil oferecem peixe no cardápio, uma vez por semana. O alimento vem de fora do município, adquirido por meio de licitação. A ideia agora é realizar um trabalho educativo nas escolas e na comunidade a fim de reiterar a importância do peixe na alimentação.

Para o fornecimento legalizado, é preciso implantar um abatedouro no município. Nos próximos dias, será agendada uma visita técnica a um município da região para conhecer um abatedouro de peixes. Além disso, os piscicultores organizam a comercialização mensal no espaço do Feirão Rural. Cinco produtores farão a venda na primeira quinta-feira de cada mês. O encontro ainda serviu para repassar informações técnicas sobre a criação de peixes aos produtores.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024