25 AGO 2017
Senar entrega certificados no CRAS

Oportunizar a complementação da renda é o objetivo da parceria entre o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, do Bairro Boa Vista, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. Na tarde desta sexta-feira (25), mais de 30 mulheres receberam os certificados de conclusão de cursos realizados desde o início deste ano. Pintura em tecido, bonecos de pano, artesanato em porongo, panificação caseira e confecção de vestuário feminino foram algumas das capacitações oferecidas.

Conforme a responsável pelo CRAS, Lucimeri Eisenhardt, muitas das participantes já estão empregadas – inclusive por terem participado dos cursos – e não puderam comparecer a entrega dos certificados. “Isso nos deixa muito felizes”, comemorou. Uma das beneficiadas é Noeli Hirsch, que falou em nome das formandas. Assídua nos cursos, a artesã ressalta o conhecimento adquirido. “Foram encontros muito bons, que nos fizeram necessitar menos do trabalho das psicólogas. Uma terapia e ainda ajudou muito no artesanato que produzo”, resumiu.

O supervisor regional do Senar, Ricardo Lopes de Almeida, enfatizou que os cursos vão além da possibilidade de emprego. “Em outras cidades, o resultado pode ser percebido até na diminuição da retirada de medicamentos na farmácia municipal. No aprendizado vocês descontraem e fazem novas amizades”, afirmou Almeida, elogiando a dedicação da equipe do CRAS, que solicitou mais dois cursos até o fim do ano e um curso por mês para 2018.

Para a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Gabriela Ferreira, o CRAS é um braço da pasta desde 2010. “Esse trabalho proporciona convivência social e promove a saúde, porque ajuda a elevar a autoestima. Estamos de portas abertas para as famílias e a comunidade, com oportunidades em diversas áreas”, frisa Gabriela. O prefeito Guido Hoff, que participou da cerimônia, acompanhado do vice Alcindo Iser, e do presidente do Legislativo, Eduardo Viana, complementou as falas enaltecendo a ajuda a quem mais precisa. “Estou tecnicamente bem amparado e satisfeito com a equipe por entender os anseios da comunidade”, destacou o chefe do Executivo.