29 AGO 2017
Palestra aborda tema da Semana Farroupilha

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer dá início ainda em agosto aos festejos farroupilhas. Nesta quarta-feira (30), a partir das 19 horas, ocorre palestra na Câmara de Vereadores. Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história, temática dos Festejos Farroupilhas de 2017 no Estado e no Município, norteia os trabalhos conduzidos por Rogério Bastos.

Jornalista e comunicador, com formação e pós-graduação em História e em Administração, Bastos é coordenador da 40ª Região Tradicionalista, vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e diretor de Divulgação da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG. Autor do Livro MTG 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha, e do tema dos festejos de 2013, O RS no imaginário social, ele já palestrou em várias cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e em Dongguan, na China.

A temática dos Festejos Farroupilhas deste ano foi escolhida no Congresso Tradicionalista de Bento Gonçalves, realizado em janeiro, com a presença de representantes de CTGs de todo o Estado. A indicação do tema foi feita pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e trata da história de homens com ideais que mudaram o tempo e a própria história.

Patrono
As entidades tradicionalistas de Vera Cruz escolheram Danilo Emílio Pilz como patrono da programação deste ano. Aos 66 anos, o morador de Linha Henrique D’Ávila, recebeu o convite do prefeito Guido Hoff e do secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, no início deste mês. O homenageado é sócio fundador do CTG Herança Farroupilha e do PTG Pala Velho. A Semana Farroupilha do Município abre com a chegada da Chama Crioula, no dia 13 de setembro