Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
01 SET 2017
Semana da Pátria abre com música, dança e poesia
Praça José Bonifácio é palco da programação até dia 7 (Josiléri Linke Cidade)

A Pira da Pátria está acesa em Vera Cruz. A cerimônia de acendimento e abertura da Semana da Pátria 2017 no município ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º), na Praça José Bonifácio. Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs Jacob Blész, Elemar Kroth e João Carlos Rech conduziram o fogo simbólico, puxados por um caminhão do Corpo de Bombeiros Misto. Já na praça a aluna Eduarda Gabriela de Assis da Silva, da EMEF João Carlos Rech, fez o acendimento da pira.

O momento cívico seguiu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Guido Hoff, do Rio Grande do Sul, pelo 1º sargento Alvise Diogo Soares Félix, comandante da Brigada Militar, e de Vera Cruz, pelo sargento Flávio Roberto dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros Misto. Ao declarar aberta a Semana da Pátria, o chefe do Executivo lembrou versos de Rui Barbosa: “A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade”, citou o prefeito.

As escolas EMEFs Elemar Kroth e Helberg Franke, a EMEI Pingo de Gente e o Instituto Sinodal Imigrante realizaram apresentações de música, dança e poesia. Os estudantes levaram para a praça as Vivências no Espaço Escolar, que norteiam a programação em Vera Cruz. No Estado, o tema escolhido são os 80 anos da corrida do Fogo Simbólico da Pátria e os 70 anos do acendimento da Chama Crioula, enquanto no país a homenagem é para o médico e cientista Oswaldo Cruz.

O cronograma de atividades, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, segue até o feriado dá próxima quinta-feira (7), Dia da Independência do Brasil. O Desfile Cívico, que encerra a programação, inicia às 14 horas, na Rua Cláudio Manoel (em caso de chuva, o evento será cancelado). Logo após ocorre a segunda edição do Feliz Cidade na Praça, com mais de 40 expositores, dez atrações de música e de dança, mateada com distribuição de erva-mate e água quente e escolha da Garota Estudantil de Vera Cruz.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA 2017

01/09 – sexta
16h – Momento Cívico a cargo das EMEFs Elemar Kroth e Helberg Franke, da EMEI Pingo de Gente e do Instituto Sinodal Imigrante
16h30min – Arriamento das bandeiras (Marcos Ivan dos Santos – secretário de Planejamento e Finanças, Leandro Wagner – secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Gilson Becker – secretário de Obras, Saneamento e Trânsito)