15 SET 2017
Feliz Cidade na Praça encerra os Festejos Farroupilhas

A unificação das centelhas trazidas pelas duas cavalgadas de Vera Cruz abriu os Festejos Farroupilhas de 2017 no meio desta semana. A cerimônia, realizada na tarde de quarta-feira (13), recepcionou os cavaleiros da 28ª Cavalgada da Integração e da Cavalgada do PTG Orelhanos do Rio Grande. Tradicionalistas dos CTGs Candeeiro da Amizade e Herança Farroupilha buscaram a centelha da Chama Crioula em Dom Feliciano e dos PTGs Orelhanos do Rio Grande e Capão do Cedro.

Até o feriado da próxima quarta-feira (20), a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, a Associação Tradicionalista Vera-cruzense – ATV e o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas - CMTG prepararam uma extensa programação na estrutura do CTG Candeeiro da Amizade, em escolas da rede municipal e outros pontos da cidade, sempre evidenciando o tema Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história.

Já o fechamento da programação será com a terceira edição do Feliz Cidade na Praça. As atividades iniciam às 13horas, com exposições, shows e praça de alimentação. A partir das 14 ocorre Desfile Farroupilha na Rua Claudio Manoel com a participação de entidade tradicionalistas, escolas e invernadas artísticas. Após o desfile as atividades seguem com apresentações e. A expectativa é de reunir mais de 10 mil pessoas na Praça José Bonifácio.

DESTAQUE
O grupo vencedor do voto popular no Desafio Farroupilha, da RBS TV, e finalista das Danças Tradicionais Força A no Enart 2017 estará em Vera Cruz na próxima quarta-feira (20). A Invernada Adulta do CTG Pelego Branco, da cidade de Taquari, traz para a Capital das Gincanas o espetáculo O Encantador de Búfalos. Além da arte da dança, o veterinário Antônio Carlos Trierweiler, que inspira a história da apresentação, também participa do Desfile Farroupilha, com seu violino e seu búfalo de montaria. A invernada abre o desfile e ao final da passagem das entidades tradicionalistas de Vera Cruz pela Rua Cláudio Manoel, retorna para apresentar a performance vencedora. O público também poderá passear no lombo do búfalo Marajó.

PROGRAMAÇÃO FESTEJOS FARROUPILHAS VERA CRUZ 2017
*almoços e jantares ocorrem na estrutura do CTG Candeeiro da Amizade, na Rua Cândido de Medeiros, bairro Araçá

Dia 15 – sexta-feira
Responsável: CTG Candeeiro da Amizade
11h45: Almoço (comida campeira, R$ 15,00)
19h: Missa Crioula seguida de jantar (galinhada, R$ 10,00). Tertúlia livre com apresentações

Dia 16 – sábado
Responsável: CTG Candeeiro da Amizade
11h45: Almoço (churrasco de ovelha, R$ 25,00)
20h: Jantar Baile (churrasco e comida campeira, R$ 25,00)

Dia 17 – domingo
Responsável: CTG Herança Farroupilha e Grupo Escoteiro
11h45: Almoço (galeto, linguiça e saladas, R$18,00 adulto e R$ 13,00 infantil)

Dia 18 – segunda-feira
Integração com alunos do Município
20h: Jantar (estilo campeiro, R$ 15,00)

Dia 19 – terça-feira
Responsável: Associação Tradicionalista Vera-cruzense – ATV
Oficinas educativas com escolas municipais.
20h30: Jantar Baile (R$ 20,00). Animação: Conjunto Estilo Serrano

Dia 20 – quarta-feira (FERIADO)
QUEM SE APRESENTA
14h – Cerimônia & Desfile – Intérprete Thiago Souza;
15h – Espetáculo O Encantador de Búfalos, Invernada Adulta do CTG Pelego Branco, de Taquari;
15h45 – Quarteto Gente Gaudéria;
16h30 – Invernada Pré-Mirim do CTG Candeeiro da Amizade;
17h15 – Grupo Estilo Serrano;
18h – Declamação de Poesia – Ibani Bicca;
18h10 – Invernada Xirú do CTG Candeeiro da Amizade;
18h30 – Desafio de Chula & Invernada Adulta do CTG Candeeiro da Amizade.