Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
23 OUT 2017
Prefeito busca emendas para 2018 na Capital Federal

O final do mês de outubro é decisivo para a destinação de emendas parlamentares dos municípios. Para garantir mais recursos para Vera Cruz em 2018, o prefeito Guido Hoff esteve em Brasília na última semana. Entre terça e quinta-feira (17 a 19), o chefe do Executivo percorreu gabinetes de deputados federais em busca de emendas. Ele aproveitou a estada na Capital Federal também para visitar Ministérios e acompanhar a tramitação de projetos do município.

“Infelizmente temos que lidar com a falta de reciprocidade da União com os Municípios. Daquilo que é produzido aqui e que nós enviamos para o Governo Federal na forma de impostos só 19% retornam para o Município, 31% para o Estado e os outros 50% ficam com a União. É humilhante para um prefeito, que é a representatividade do Município, onde tudo acontece, ter que implorar para devolver a comunidade o que é dela. Encontrei mais de 20 prefeitos em cada gabinete que visitei. Isso mostra que está mais do que na hora de haver uma mudança”, repudia Hoff.

A primeira visita do roteiro foi ao deputado Elvino Bohn Gass (PT), a quem o prefeito informou o início das obras do pavilhão da comunidade de Entre Rios. A verba, intermediada em 2016 pelo então vereador Gilberto Winck, estava parada. “Quando assumi, assumi também o compromisso de concretizar esse sonho da comunidade”, enaltece o chefe do Executivo. A assinatura contrato ocorreu na manhã desta segunda-feira (23). A construção deve iniciar em 30 dias.

Com o deputado Sérgio Moraes (PTB) foram garantido mais R$ 1 milhão de reais para o próximo ano. O parlamentar virá a Vera Cruz nos próximos dias para anunciar o recurso de R$ 750 mil do Ministério das Cidades e mais R$ 250 mil da Agricultura. Após anos, o prefeito visitou novamente o deputado José Otávio Germano (PP), que estava em licença saúde. O parlamentar destinará R$ 250 mil para Vera Cruz em 2018.

O deputado Jerônimo Goergen (PP) pediu que o prefeito Guido Hoff optasse ou por um valor menor para o ano que vem ou por uma verba maior para 2019. Assim, está garantida emenda de R$ 500 mil para o terceiro ano do mandato. A deputada Yeda Crusius (PSDB) além de confirmar a destinação de R$ 1 milhão ainda para este ano, irá enviar para a Capital das Gincanas outro tanto ou mais em 2018. Outra emenda para o ano que vem é do deputado Heitor Schuch (PSB), no valor de R$ 400 mil.

Alceu Moreira (PMDB) tem compromisso com Vera Cruz nos encaminhamentos junto ao Ministério do Turismo, aonde foi solicitada urgência na tramitação do projeto para a revitalização do caminhódromo, além de R$ 120 mil para a Gincana Municipal do próximo ano. O prefeito ainda visitou a Funasa para acompanhar a tramitação do projeto para a construção da nova adutora da Fonte dos Dhiel. A avaliação técnica para liberação da verba de R$ 3,7 milhões deve ser concluída esta semana.

No Desenvolvimento Social e Agrário, Hoff encaminhou a aquisição de uma van no valor de R$ 150 mil e agilizou a verba de R$ 250 mil para reforma do CRAS/Cearca. O prefeito fechou o roteiro de visitas no FNDE, onde foram acompanhadas várias demandas, como a reforma e a construção de creches, além de obter orientações para viabilizar a habilitação do Município no novo PAR, o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024