Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
06 NOV 2017
Praça é transformada em reduto da Feira do Livro

Entre esta quarta-feira (8) e o próximo domingo (12) Vera Cruz respira cultura e conhecimento. A Praça José Bonifácio já ganha os ares da 21ª edição da Feira do Livro, que tem como tema A arte de contar histórias. A organização é da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, com o apoio do Sesc e o patrocínio da Kopp, Unisc, Sicredi, Totem Vestibulares e Grupo Arauto.

As estruturas que irão abrigar a programação já estão montadas. Além dos nove livreiros que vão comercializar obras na Feira, estão entre as atrações contação de histórias, personagens vivos, shows musicais, lançamento de livros, desafio literário e peças de teatro produzidas pelas escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, serão encenados 23 espetáculos. Outra novidade na edição deste ano da Feira é o Festival de Food Trucks.

Conforme o secretário Lucas Dalfrancis a intenção é transformar a Feira do Livro num evento que seja, de fato, para a comunidade e não somente ao público escolar. “Há teatro, oficinas, autores locais, discussão sobre empreendedorismo nas redes sociais, música todas as noites, democratização do acesso à literatura. A Feira do Livro é patrimônio imaterial e cultural da cidade. Constrói a identidade de um povo e, por mais distante que soe a reflexão, só o conhecimento é capaz de fazer a sociedade pensar mais. Rever estratégias de desenvolvimento, ampliar a visão de futuro”, argumenta o titular da pasta.

PATRONESSE – A poeta e escritora Marli Silveira é quem inspira a Feira do Livro deste ano. Mestre em Filosofia e Doutoranda em Educação, ela já lançou seis obras pela Edunisc: O Pêndulo da Angústia, Dupla Poesia, Transversos, Poéticos, Desassossegados e Entre Peles e Poesias. Foi a primeira Secretária Municipal de Cultura de Vera Cruz, de 2005 a 2008, bem como atuou em organismos estaduais e nacionais do segmento. Integra a Casa do Poeta Rio-grandense e o Instituto Cultural Português. Coordena o projeto e a Revista À Flor da Pele, com detentas do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Premiada por iniciativas que miram o desenvolvimento humano, a democratização do acesso e a promoção da diversidade cultural e literária, entre os reconhecimentos está o Prêmio VIVALEITURA 2016. Em 2017 integrará uma coletânea de contos e já figura entre os indicados do prêmio INOVARE. Em 2018 prevê o lançamento de mais uma obra poética.

QUARTA-FEIRA (8)
8h15 – CERIMÔNIA DE ABERTURA DA 21ª FEIRA DO LIVRO
Emei Moacir Pereira I A princesa que não gostava de sopa
Emei Dona Dionéa I A bruxa beleza pura
Emei Raio de Luz I A gotinha plim-plim
Emef São Sebastião I Os porquês do coração

Emef Padre Benno Mueller I O girassol que não acompanhava o sol
Emef São Francisco I Muito, muito longe!
Escola Estadual Ten. J.J. Mesquita I A árvore generosa
Emef João Carlos Rech I Festa no céu

+ noite:
19h – Palestra criativa sobre a missão social de ensinar com Eric Chartiot. Tema: Contos Mágicos. Evento direcionado para educadores.
20h30 – Show acústico com Prego Lima

QUINTA-FEIRA (9)
Emei Vovô Adail I O vale dos sentimentos
Emei Pingo de Gente I A confusão na floresta
Escola Pé Pequeno I As “borboletas” de Vinícius de Moraes
Emei Sabor de Alegria I Coreografia – História contada: A sementinha
Escola Espaço Criança I O casamento da Dona Baratinha

Emef Professor Candido Pritsch I A Margarida Friorenta
Emef Gonçalves Dias I Qual a cor do amor?
Emef Intendente Koelzer I Os três na árvore
Escola Estadual Walter Dreyer I Como cuidar do lugar que vivemos

+ noite:
19h – Duelo do Saber. Perguntas e respostas de português e de matemática, num desafio criativo entre alunos da rede municipal de ensino. Coordenação: Manfredo Brandt.

SEXTA-FEIRA (10)
Instituto Sinodal Imigrante I A volta ao mundo em 80 dias
Escola Estadual Frederico Augusto Hanemann I A mudança
Escola Estadual Vera Cruz I Deu a louca na Julieta

Emef Jacob Blész I A Cigarra e a Formiga
14h – Premiação da 3ª Campanha de Educação no Trânsito.
Promoção: Município de Vera Cruz, Kopp Tecnologia e Grupo Arauto.
Emef José Bonifácio I A Baratinha
Emef Elemar Guilherme Kroth I O Canto de Romeu & Julieta

+ noite:
19h – Sarau Literário com Luiz Coronel e Marli Silveira, fragmentos narrados na obra Poéticos – publicação da Edunisc, 2014.
20h30 – Show acústico com Érico Fanfa

SÁBADO (11)
+ manhã:
10h – Lançamento do livro da Família Pauli: História e Trajetória do Vale do Mosel ao Sul do Brasil.
13h30 – Premiação do 1º Desafio Literário
14h – A vida de um Youtuber I Com a participação de Foguinho & Dudu Moura. Intermediação de Juliano Pauli. Lançamento do livro GTA VIDA REAL, de Ricardo Duren e Dudu Moura
15h – Oficina de desinibição. COMO FALAR BEM, com a jornalista Josiléri Cidade.
16h – Escolha da Garota Estudantil

19h – Acústico com Diego Dettenborn
20h30 – Banda Naquele Pick

DOMINGO (12)