07 NOV 2017
Desafio literário é novidade na Feira do Livro

Estimular e valorizar a produção de textos no Município de Vera Cruz. Assim nasce o Desafio Literário. Uma competição entre alunos do ensino médio das escolas da rede estadual e privada. A disputa, de caráter eliminatório, ocorre durante a Feira do Livro, na Praça José Bonifácio. Para participar os estudantes devem preencher um formulário disponível na secretaria de cada escola. As vagas são limitadas a 45 inscrições.

A cada dia os participantes terão entre 14h e 17h30 para entregar um texto e avançar para a próxima etapa. Na quarta (8), o gênero literário a ser trabalhado é a dissertação, na quinta (9), é a vez da poesia, e sexta-feira (10) é dia de crônica. Os temas a serem abordados nos diferentes gêneros literários, serão divulgados momentos antes de cada etapa, a partir de propostas da Comissão Julgadora, composta por três membros. Os critérios avaliados são: qualidade estética (3 pontos); obediência ao gênero escolhido (3 pontos); obediência ao tema (2 pontos); criatividade e originalidade (1 ponto); e ortografia e gramática (1 ponto).

Os classificados de cada etapa serão divulgados por meio do mural da Feira do Livro. Os três melhores recebem como premiação R$ 200,00, R$ 150,00 e R$ 100,00, respectivamente para 1°, 2° e 3°colocado. Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia no sábado (11), a partir das 13h30.