08 NOV 2017
Feira do Livro expande acesso a literatura
Poeta e escritora Marli Silveira é patronesse da Feira (Vinícius Hochscheidt)

A proposta da 21ª edição da Feira do Livro de Vera Cruz é levar diferentes públicos até a Praça José Bonifácio. As atrações variadas da programação são um convite para que, não apenas professores e estudantes, visitem os estandes, mas toda a comunidade. A cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), com a presença da patronesse do evento, Marli Silveira.

A poeta e escritora se emocionou ao falar da vinda da família para Vera Cruz, no ano em que a cidade se emancipou, 1959. Marli recordou o primeiro prêmio literário que recebeu, ainda na terceira série da Escola Estadual Tenente José Jerônimo Mesquita. “Escrevo por entender que as pessoas precisam encontrar umas às outras. É através da leitura que conectamos nossas almas e crescemos como seres”, sintetizou.

O secretário de Educação, Cláudio Stoeckel, enalteceu a sintonia entre as secretarias e a unificação de diversos eventos em um só. “Literatura e teatro caminham juntos. A Feira do Livro agora também é espaço da Mostra de Teatro, da formação de professores, de desafiar estudantes e tantas outras atividades que oferecemos até domingo”, sublinhou.

“A Feira do Livro é feita de histórias e de fazedores de histórias”, enalteceu o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, ao lembrar das dificuldades que o poder público tem encontrado para organizar eventos em tempos de crise econômica. “É desafiador e ao mesmo tempo recompensa contar com a cooperação de tantas pessoas pelo bem comum”, agradeceu o titular da pasta

Para declarar aberta a Feira do Livro de Vera Cruz, o prefeito Guido Hoff citou a “oportunidade de conhecimento e experimentação de ideias que o evento proporciona à cidade”. O chefe do Executivo também falou da necessidade de conter gastos e da busca por parceiros. “Obrigado Sesc Kopp, Unisc, Sicredi, Totem Vestibulares e Grupo Arauto”, exaltou.

A Feira do Livro tem como tema A arte de contar histórias. Entre as atrações estão a comercialização de obras de seis livreiros, contação de histórias, personagens vivos, shows musicais, Festival de Food Trucks, lançamento de livros, desafio literário e peças de teatro produzidas pelas escolas da rede municipal de ensino. Serão encenados 23 espetáculos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (8)
+ noite:
19h – Palestra criativa sobre a missão social de ensinar com Eric Chartiot. Tema: Contos Mágicos. Evento direcionado para educadores.
20h30 – Show acústico com Prego Lima

QUINTA-FEIRA (9)
Emei Vovô Adail I O vale dos sentimentos
Emei Pingo de Gente I A confusão na floresta
Escola Pé Pequeno I As “borboletas” de Vinícius de Moraes
Emei Sabor de Alegria I Coreografia – História contada: A sementinha
Escola Espaço Criança I O casamento da Dona Baratinha

Emef Professor Candido Pritsch I A Margarida Friorenta
Emef Gonçalves Dias I Qual a cor do amor?
Emef Intendente Koelzer I Os três na árvore
Escola Estadual Walter Dreyer I Como cuidar do lugar que vivemos

+ noite:
19h – Duelo do Saber. Perguntas e respostas de português e de matemática, num desafio criativo entre alunos da rede municipal de ensino. Coordenação: Manfredo Brandt.

SEXTA-FEIRA (10)
Instituto Sinodal Imigrante I A volta ao mundo em 80 dias
Escola Estadual Frederico Augusto Hanemann I A mudança
Escola Estadual Vera Cruz I Deu a louca na Julieta

Emef Jacob Blész I A Cigarra e a Formiga
14h – Premiação da 3ª Campanha de Educação no Trânsito.
Promoção: Município de Vera Cruz, Kopp Tecnologia e Grupo Arauto.
Emef José Bonifácio I A Baratinha
Emef Elemar Guilherme Kroth I O Canto de Romeu & Julieta

+ noite:
19h – Sarau Literário com Luiz Coronel e Marli Silveira, fragmentos narrados na obra Poéticos – publicação da Edunisc, 2014.
20h30 – Show acústico com Érico Fanfa

SÁBADO (11)
+ manhã:
10h – Lançamento do livro da Família Pauli: História e Trajetória do Vale do Mosel ao Sul do Brasil.
13h30 – Premiação do 1º Desafio Literário
14h – A vida de um Youtuber I Com a participação de Foguinho & Dudu Moura. Intermediação de Juliano Pauli. Lançamento do livro GTA VIDA REAL, de Ricardo Duren e Dudu Moura
15h – Oficina de desinibição. COMO FALAR BEM, com a jornalista Josiléri Cidade.
16h – Escolha da Garota Estudantil

19h – Acústico com Diego Dettenborn
20h30 – Banda Naquele Pick

DOMINGO (12)